Rosália, irmã de Chitãozinho e Xororó, mudou a vida deles: como influenciou a dupla

Mário e Araci Lima, pais de Chitãozinho e Xororó, tiveram ao todo nove filhos: Chitãozinho (José), Xororó (Durval), Maurício, Amauri, Nilva, Rosália, Tião, Ricardo e Lurdinha, que morreu quando ainda era bebê.

Apenas os dois filhos mais velhos seguiram carreira artística e ficaram famosos, mas o que pouca gente sabe é que Rosália, uma das irmãs dos cantores, teve um importante papel no nascimento da dupla sertaneja. Conheça a história:

Irmã influenciou história de Chitãozinho e Xororó

Chitãozinho e Xororó
Globo/Gustavo Scatena

Mesmo sem querer, quando ainda era criança, Rosália ajudou os pais a descobrirem que os irmãos José e Durval, que anos depois ficaram mais conhecidos como Chitãozinho e Xororó, tinham talento para música.

Mário Lima, o patriarca da família, trabalhava como motorista de caminhão e, nas horas vagas, além de cantar, gostava de compor canções. Um dia, procurando seu caderninho de anotações para relembrar uma das músicas que havia escrito, ele descobriu que a filha Rosália havia rasgado as folhas.

Irritado e inconformado, o pai dos sertanejos partiu para bater na menina, mas foi impedido pela esposa. No meio da briga, Chitãozinho e Xororó alertaram o pai que o castigo da irmã era desnecessário, já que eles sabiam cantar as músicas do pai.

Chitãozinho e Xororó na infância
Instagram/chxoficial

“Nós falamos: a gente sabe cantar todas as músicas do caderninho do senhor. Ele disse: ‘Como assim? Então canta aí”, contou Chitãozinho em entrevista ao site G1, completando: “Aí eu falo assim: eu imito o senhor e o Durval imita a mãe, por causa do timbre da voz”.

Depois de ouvir os filhos e se surpreender com o talento dos meninos, o pai dos cantores passou a ensaiar com os herdeiros e começou a promover apresentações dos pequenos na igreja, na quermesse, no clube e em vários outros locais. “Onde tinha gente ele queria mostrar nós dois. Era o marketing que ele fazia”, relembrou Chitãozinho.

Então, não é exagero dizer que, por causa de uma atitude peralta, Rosália acidentalmente se tornaria a responsável pelo nascimento da dupla que, anos depois, seria considerada referência na música sertaneja brasileira.

Chitãozinho e Xororó
Instagram/Reprodução (@chxoficial)

Rosália Lima viveu bastante para presenciar o sucesso dos irmãos, mas faleceu no dia 5 de dezembro de 2022. Ela foi casada com o sertanejo Marciano, conhecido pela parceria de longa data com João Mineiro.

Após a morte da irmã, Chitãozinho e Xororó usaram as redes sociais para lamentar a partida, cujas causas não foram reveladas. “A família agradece o entendimento de se reservarem nesse momento de profunda dor”, dizia o comunicado na época.

História de Chitãozinho & Xororó