Quem é Nelma Kodama, a doleira que ganhou série na Netflix

por | jun 21, 2024 | Séries

Eventualmente, Nelma teve pena decretava em 15 anos de prisão, mas não precisou cumprir

Nelma Kodama, que tem sua história contada em “Doleira: A História de Nelma Kodama”, da Netflix, despertou muita curiosidade. A ex-dentista, do interior de São Paulo, posteriormente, se tornou a primeira mulher presa na Operação Lava Jato. Conheça a história!

Quem é Nelma Kodama? Tudo sobre a doleira

Figura emblemática do escândalo Petrobrás, que culminou pouco depois na Operação Lava Jato, Nelma teve prisão decretada pela primeira vez em 15 de março de 2014.

Na ocasião, no entanto, Nelma tentatava embarcar para a Itália com 200 mil euros escondidos na calcinha. A informação foi negada publicamente pela empresária.

“Eu acho que [essa história] aconteceu porque havia casos [de homens flagrados] com dinheiro na cueca. E precisavam ter uma mulher com dinheiro na calcinha”.

Nelma em série documental (Crédito: Netflix)

Simultaneamente, Nelma foi condenada a 15 anos de prisão pelo então juiz federal e atual senador Sergio Moro (União-PR). De antemão, o motivo foi a lavagem de R$ 221 milhões no total.

Além disso, a doleira enviou para o exterior U$S 5,2 milhões, por meio de 91 operações de câmbio irregulares. Nelma é também ex-namorada de Alberto Youssef.

Em 2019, a pena, formalizada durante a Operação Lava Jato, sofreu extinção. Isso aconteceu através do indulto natalino concedido, no fim de 2017, pelo então presidente Michel Temer.

Em seu perfil no Instagram, que conta com mais de 5 mil seguidores, Nelma compartilha dicas de estilo, procedimentos estéticos e viagens. A história, de maneira idêntica, serviu de inspiração para a Netflix.

Disponível no catálogo da Netflix para assinantes, “Doleira: A História de Nelma Kodama” segue a vida cheia de desafios, reviravoltas e luxo de Nelma. A personalidade peculiar da doleira, por outro lado, também é explorada.

“Com grande capacidade de persuasão, foi Nelma quem disponibilizou milhões em dinheiro vivo para propinas em Brasília. Ela ganhou visibilidade nacional quando foi presa tentando embarcar com 200 mil euros escondidos na roupa”, detalha a plataforma de streaming.

Séries da Netflix