Quem é a mulher de “A Queda da Casa de Usher”? Entenda a personagem misteriosa

Recém-chegada ao catálogo da Netflix, “A Queda da Casa de Usher” é uma das novas sensações entre as séries da plataforma e tem gerado algumas dúvidas. Ao longo da história, os filhos do empresário Roderick Usher (Bruce Greenwood) começam a morrer um após o outro, sempre próximos de uma mulher misteriosa – e, abaixo, explicamos quem é ela.

Quem é a mulher de “A Queda da Casa de Usher”?

Mais um sucesso do diretor Mike Flanagan, “A Queda da Casa de Usher”, adaptação de um romance de Edgar Allan Poe, chegou à Netflix recentemente e está dando o que falar. Assim como em outros seriados de Flanagan, elementos de horror se unem a uma história de mistério – e, neste caso, o maior mistério é: quem é a mulher que está perto em todas as mortes doa família Usher?

Madeline, Roderick e Juno (Mary McDonnell, Bruce Greenwood e Ruth Codd)
Eike Schroter/Netflix

Atenção: o texto abaixo contém spoilers

Ao longo das mortes, Roderick e a irmã, Madeline (Mary NcDonnell) se deparam com um fator comum entre elas: uma mulher que aparece caracterizada de diferentes formas para cada um dos filhos. Em todas as situações, ela foi uma das últimas – senão a última – pessoa a ter contato com os herdeiros da família – e, apesar de tanto Roderick quanto Madeline a reconhecerem, a real identidade dela só é revelada nos últimos capítulos da série.

No final de “A Queda da Casa de Usher”, Roderick e Madeline surgem mais novos em um flashback que mostra uma noite de Ano Novo vivida pelos dois décadas antes. Na ocasião, eles haviam acabado de matar o então dono da farmacêutica Fortunato para tomar posse da empresa (da qual têm direito por serem filhos bastardos do fundador) e são abordados por uma bartender chamada Verna (Carla Gugino).

Verna em um de seus disfarces
Eike Schroter/Netflix

Em meio a uma festa de Réveillon, ela questiona os irmãos Usher sobre os atos deles, surpreendendo ambos por saber dos acontecimentos recentes e mais detalhes das vidas dos dois. Na sequência, ela oferece a eles poder, a liderança da empresa e muita riqueza – tudo desde que, no futuro, os irmãos e os possíveis herdeiros deles morram todos juntos.

A mulher de “A Queda da Casa de Usher” é, portanto, uma representação do Diabo, mostrado em diversas histórias como um ser que faz tratos com humanos em troca de suas almas. Após os desejos se realizarem, porém, as pessoas que fazem esses acordos têm um preço a pagar – e, na série, a família inteira surge pagando a dívida criada pelo pai e pela tia, mas sem saber.

Verna e Madeline (Willa Fitzgerald) no passado
Eike Schroter/Netflix

Séries