Ao longo de dez temporadas, a série “Friends” contou com a participação especial de diversos famosos, como George Clooney, Julia Roberts, Susan Sarandon e Brad Pitt, por exemplo. No entanto, uma presença em especial foi marcada por polêmicas: a de Winona Ryder, que também dá vida para a personagem Joyce em “Stranger Things”, da Netflix.
Por que Winona Ryder foi alvo de polêmica em “Friends”
No 20º episódio da 7ª temporada, Winona deu vida a Melissa Warburton, ex-colega de faculdade de Rachel (Jennifer Aniston). Praticamente durante todo o episódio, exibido em 2001, Rachel tenta provar que beijou a amiga durante uma festa, quando ambas estavam bêbadas. No entanto, Melissa afirma não se lembrar do beijo.
A expectativa era de que o episódio fosse um sucesso, já que, na época, a série estava em baixa. A participação de uma atriz indicada ao Oscar deveria alavancar “Friends”, o que não aconteceu. Por outro lado, Winona também seria beneficiada porque a carreira da atriz também não estava em alta em Hollywood.
Mas, ainda que tenha apresentado uma cena raríssima de um beijo lésbico na TV aberta norte-americana, o episódio chamado “The One With Rachel’s Big Kiss” não agradou ao público e nem à mídia. Isso aconteceu porque, segundo a crítica, o capítulo ficou amarrado em idas e vindas – Rachel afirmando que beijo a ex-colega e ela negando – e o beijo pareceu inserido no roteiro sem muita conexão com o restante da trama.
Do início dos anos 2000, quando houve a participação especial, para cá, Winona Ryder colecionou personagens no cinema, mas durante muito tempo optou por papéis menores. Isso porque, na época, a atriz estava focada em cuidar da própria saúde física e mental.
Depois disso, Winona apareceu em outras produções como “A Herança de Mr. Deeds” (2002), “Simone” (2002), “O Homem Duplo” (2005) e “Cisne Negro” (2010), entre outros. A volta por cima aconteceu em 2016, graças à personagem Joyce Byers, de “Stranger Things”.
Atualmente, além de ter voltado a aparecer em festas e premiações, a atriz de 50 anos está casada com o empresário e designer de moda Scott Mackinlay Hahn.