“Griselda”: saiba o que é fato e o que é ficção na série de sucesso da Netflix

A série “Griselda” tem feito grande sucesso na Netflix ao apresentar a história real de Griselda Blanco, a traficante colombiana que ficou famosa por criar um dos cartéis mais poderosos que já existiu. Saiba o que é fato e o que é ficção na atração estrelada por Sofia Vergara:

O que é fato e o que é ficção na série “Griselda”

Maridos de Griselda

Alberto Guerra e Sofía Vergara na série
Divulgação/Netflix

Na série “Griselda”, o público conhece apenas dois dos três maridos da traficante. Alberto Bravo, segundo companheiro de Griselda Blanco, aparece brevemente na atração e é assassinado pela esposa depois de ele forçá-la a ter relações sexuais com o irmão dele para saldar uma dívida. Porém, de acordo com o jornalista colombiano José Guarnizo, não há indícios de que isso tenha acontecido na vida real.

Em entrevista à rede BBC, o repórter que há mais de uma década investiga a história de Griselda afirma que: “Há muitos testemunhos e documentos que indicam que Alberto Bravo foi morto em Bogotá e por uma ala do cartel de Medellín em que estavam vários dos traficantes que aparecem na série”.

Em relação a Darío Sepúlveda, terceiro marido da traficante e personagem central na série, tudo indica que ele, como recria a atração, morreu assassinado por questões pessoais. “Há vários indícios de que Griselda teve a ver com o assassinato de Sepúlveda porque ele levou o filho deles para a Colômbia”, aponta Guarnizo.

Fuga de Griselda com os filhos

Sofía Vergara interpreta Griselda Blanco na série da Netflix
Divulgação/Netflix

Os filhos de Griselda são personagens secundários na série e aparecem com seus nomes reais: Uber, Dixon e Oswaldo, frutos do primeiro casamento, e o caçula, Michael Corleone, de sua união com Sepúlveda.

Na série da Netflix, o público testemunha o momento em que a criminosa foge com seus quatro filhos para a Califórnia, depois que a guerra com o cartel de Medellín a forçou a sair de Miami. O fato aconteceu de verdade. Porém, a parte em que ela se entregar às autoridades como estratégia para fugir de seus inimigos é ficcional.

Griselda e Pablo Escobar

Protagonizada por Sofía Vergara, série
Divulgação/Netflix

A série abre com uma frase atribuída a Pablo Escobar, que diz: “O único homem de quem já tive medo é uma mulher chamada Griselda Blanco”. A declaração é impactante, mas não é possível comprovar se o famoso fundador e líder do Cartel de Medellín realmente chegou a pensar ou dizer algo do gênero.

O que se sabe, segundo a reportagem da BBC, é que Griselda e Escobar de fato se conheceram e eram inimigos, ao contrário do que já foi dito sobre uma suposta amizade entre eles.

Griselda pertenceu ao mundo da prostituição?

Cena de
Elizabeth Morris/Netflix

Na série, a personagem real interpretada por Sofía Vergara consegue se estabelecer em Miami graças, em parte, a uma rede de mulheres prostitutas que ela treina para viajar com droga escondida nas roupas, nos sapatos e nas perucas. Não se sabe ao certo, no entanto, se Griselda chegou a fazer parte do universo da prostituição.

Chucho e Rivi em “Griselda”

Martín Rodríguez como Jorge 'Rivi' Ayala en la serie de Netflix 'Griselda'.
Grand Electric/Netflix

Apresentados no seriado como dois personagens-chave, Chucho Castro e Jorge Rivera, o Rivi, realmente fizeram parte da vida de Griselda.

Chucho conheceu a traficante em Medellín quando os dois eram jovens e não de forma casual em um café de Miami, como mostra a atração. Mas é fato que Griselda foi responsável pela morte de Jonny, o filho de 3 anos de Chucho.

Rivi é outro personagem que realmente se envolveu em fatos apresentados na série. Para Guarnizo, ele “é o grande assassino de Griselda em Miami”. Segundo o jornalista, “até mesmo o ator da série se parece com o verdadeiro Rivi. Era mais robusto, mas o rosto é muito parecido”.

Griselda Blanco foi presa e assassinada

Sofía Vergara como Griselda Blanco en la serie de Netflix 'Griselda'
Grand Electric/Netflix

A série também mostra o declínio de Griselda a partir do momento em que vai para a prisão e recria a frustração dos investigadores ao ver que só podem acusar a criminosa de tráfico e não por todos os homicídios que supostamente foram de sua responsabilidade.

Na vida real, Griselda Blanco foi presa em 1985 e chegou a ser condenada a 15 anos de detenção. Enquanto cumpria a sentença, ela foi acusada de mais crimes e, em 1998, se declarou culpada, recebendo a pena de 20 anos.

Em 2004, ela foi solta e deportada para Medellín, sendo vista pela última vez em 2007. Em 2012, aos 69 anos de idade, Griselda foi morta a tiros enquanto fazia compras em um açougue por dois homens que fugiram de motocicleta. Seu assassinato teria sido, supostamente, resultado de conflitos dentro do mundo do crime organizado.

Mais sobre a série “Griselda”