Elas fazem TUDO: seja para rir, se emocionar ou roer as unhas, os streamings estão recheados de séries excelentes comandadas por mulherões incríveis. Das mais famosas como Meredith, de “Grey’s Anatomy” às mais jovens de “As Five”, não faltam personagens femininas que, além de serem inspiradoras, vão garantir suas maratonas para embarcar nas histórias e se esquecer do mundo.
Para te ajudar a saber por onde começar a assistir, listamos 20 séries (de vários gêneros e em vários streamings!) que você precisa dar uma chance.
Melhores séries com protagonistas femininas
“Little Fires Everywhere” (Amazon Prime Video)
Estrelada por Reese Whiterspoon (“Legalmente Loira”) e Kerry Washington (“Scandal”), a série tem um suspense instigante e acompanha a chegada da misteriosa Mia e sua filha a um bairro de elite e cheio de falsas aparências. Lá, ela conhece a jornalista Elena e o encontro das duas provoca grandes revelações do passado. Em “Little Fires”, a dinâmica entre as protagonistas expõe questões importantes, como racismo estrutural, luta de classes e machismo, além de apresentar personagens muito marcantes e cheias de complexidades.
“Insecure” (HBO)
Escrita e estrelada pela humorista Issa Rae, a série acompanha duas melhores amigas tentando ganhar a vida em Los Angeles. Vivendo suas inseguranças de várias formas diferentes, as duas entram em uma jornada de amadurecimento e de independência que são lições de vida para qualquer um – tudo com muito humor e se envolvendo nas situações mais bizarras possíveis.
“Aruanas” (Globoplay)
Com o ativismo ambiental como principal tema, a série da Globo tem um time de estrelas como protagonistas. Na trama, o grupo se embrenha na investigação de pessoas perigosas explorando nossos recursos naturais, além de enfrentarem questões individuais. “Falamos de heroínas, mas que erram, sim, e que estão próximas de tantas pessoas que passam por coisas, se sentem julgadas, mas conseguem seguir e se perdoar. São mulheres fortes, que conseguem realizar os desejos ligados às convicções, mas também têm que lidar com os dramas pessoais”, contou Débora Falabella em entrevista.
“Fleabag” (Amazon Prime Video)
Vencedora do Emmy e do Globo de Ouro, a comédia bombou na Amazon com um formato original e uma protagonista inesquecível. “Fleabag” acompanha a história de uma mulher que lida com o luto pela morte da melhor amiga, enquanto tenta se adaptar à nova dinâmica da família e viver em meio a relações amorosas inusitadas.
“Anne With an E” (Netflix)
Com uma história lúdica e uma protagonista encantadora, “Anne” conta a história da jovem adotada por engano por um casal de irmãos. Sem coragem de desfazer a troca, os dois acabam recebendo uma garota cheia de imaginação e completamente desajustada para a sociedade do final do século 19. Com um toque fantástico, Anne passa por questões importantes de feminismo, bullying e preconceitos, além de explorar os conceitos de “família”.
“This is Us” (Star+ e Amazon Prime Video)
É impossível não se emocionar com as histórias contadas em “This is Us”, que acompanham um grupo de pessoas que têm em comum a data de nascimento. Com tramas emocionantes, que envolvem família, casamento, maternidade, entre outros temas sensíveis. Não à toa, o elenco feminino ganhou o coração do público: com personagens fortes, o amadurecimento é inspirador.
“Eu Nunca…” (Netflix)
A série queridinha da Netflix acompanha a adolescente Devi, determinada a conquistar sua popularidade na escola após passar por situações traumáticas. Descendente de família indiana, ela enfrenta pressão para seguir os costumes, ao mesmo tempo em que começa a descobrir a própria sexualidade – quem gostou de “Sex Education” precisa dar uma chance a esta série.
“Grey’s Anatomy” (Amazon, Globoplay e Star+)
Uma das favoritas do público há mais de 15 anos, “Grey’s” não deixa dúvidas de que Meredith é uma das protagonistas femininas mais fortes da TV. Ao longo da série, já enfrentou todo tipo de drama familiar, amoroso e profissional e fez seu nome indo de interna do hospital à grande executiva – tudo isso enquanto também é mãe-solo. Além de Meredith, a série tem ainda outras personagens inesquecíveis, como Bailey, Cristina, Izzie, Callie, entre outras.
“Rookie Blue” (VIX Filmes e TV Grátis)
E se você já viu “Grey’s”, a dica é conhecer “Rookie Blue” e acompanhar Andy, filha de um ex-policial que, enquanto lida com os riscos da profissão, também precisa provar que mereceu a vaga na polícia. A história dela se entrelaça com a de seu grupo de novatos na profissão e, além dos desafios de se virar em um trabalho difícil, Andy se depara com novos dilemas e questões amorosas.
“Ela Quer Tudo” (Netflix)
Criada pelo diretor vencedor do Oscar Spike Lee, a série é inspiradora para quem quer saber mais sobre liberdade amorosa e sexual. Na trama, a protagonista Nola faz uma verdadeiro malabarismo entre seus 4 envolvimentos amorosos, enquanto corre atrás de conquistar independência de vida. Inteligente e muito honesta em relação a seus sentimentos, Nola dá lições importantes de autoestima e aceitação.
“As Telefonistas” (Netflix)
Ambientada na Espanha da década de 1920, a série traz um grupo de protagonistas que precisa ralar para conquistar o próprio espaço, ganhar voz e enfrentar um ambiente hostil com mulheres. A história começa quando as personagens começam a trabalhar em uma empresa de telecomunicações. Nessa jornada, começam a enfrentar questões relacionadas à casamento, trabalho e desigualdade de gêneros, tendo o movimento sufragista como pano de fundo.
“The Handmaid’s Tale” (Paramount+ e Globoplay)
Com uma coleção de prêmios no Emmy e Globo de Ouro, a série se tornou um fenômeno ao contar a história de um futuro distópico, no qual as mulheres servem apenas como reprodutoras e passam a ser propriedade de homens. Nesse cenário, a protagonista Offred, que entra em uma luta pela libertação dela mesma e de outras pessoas.
“Killing Eve” (Globoplay)
Da mesma autora de “Fleabag”, “Killing Eve” acompanha a história cheia de suspense de uma agente secreta na caçada por uma assassina misteriosa. Nessa perseguição, a dupla de protagonistas desenvolve uma relação cheia de obsessão, ódio e até admiração, que revelam duas mulheres com personalidades únicas.
“Sob Pressão” (Globoplay)
Retratando o dia a dia de um hospital público no Brasil, “Sob Pressão” se tornou uma das séries maior sucesso na Globo, rendendo até uma indicação de Melhor Atriz no Emmy Internacional para Marjorie Estiano. Não à toa, acompanhar a história da cirurgiã Carolina, ao lado do médico Evandro, é uma mistura entre momentos emocionantes e muita adrenalina, vindo dos obstáculos do sistema de saúde no país.
“Marvelous Mrs. Maisel” (Amazon Prime Video)
Ambientada no final da década de 1950, a série original da Amazon tem como protagonista uma dona de casa que descobre um grande talento para a comédia, mas para realizar o desejo de se tornar reconhecida na área, precisa enfrentar todas as barreiras da época, que vão das pressões em casa à dificuldade de ser aceita no mercado de trabalho.
“Coisa Mais Linda” (Netflix)
Ambientada no Rio de Janeiro da década de 1950, a superprodução brasileira da Netflix acompanha 4 mulheres em busca de independência financeira, emocional e profissional. A protagonista Malu tem o sonho de abrir um clube noturno, mas precisa enfrentar todo tipo de barreira para conseguir fazer tudo funcionar – e para isso, conta com o apoio das amigas, que estão na mesma missão.
“O Gambito da Rainha” (Netflix)
Fenômeno da Netflix, a minissérie acompanha a órfã Beth Harmon ao longo de sua infância até a vida adulta. No orfanato em que vivia, ela enfrentava barras pesadas para sobreviver, que iam da dificuldade em estabelecer vínculos com outras pessoas ao vício em substâncias. Mas ela encontra também um talento surreal para o xadrez e se torna uma grande competidora em um ambiente dominado por homens.
“As Five” (Globoplay)
As protagonistas de “Malhação – Viva a Diferença” fizeram tanto sucesso que a história ganhou continuação na série “As Five”. Agora, como jovens adultas, as meninas se deparam com novos desafios, precisam decidir quais caminhos querem seguir na vida, além de conciliar as ambições com dilemas de relacionamentos.
“Haven” (VIX Filmes e TV Grátis)
Para os mais corajosos, a dica é “Haven”, inspirada em uma obra de Stephen King que conta a história de Audrey, uma agente do FBI que chega em uma cidadezinha para cuidar de uma investigação. Lá, ela se depara com acontecimentos sobrenaturais sinistros e histórias muito suspeitas. Além disso, a cidade parece estar ligada ao passado dela. Com o tempo, Audrey começa a achar que sua chegada não foi um acaso.
“Bom Dia, Verônica” (Netflix)
A protagonista de “Bom Dia, Verônica” é quase uma heroína: detetive de polícia, Verônica decide investigar, por conta própria, casos de agressão contra mulheres que nunca são levados muito a sério pela justiça. Nessa missão, acaba encontrando um buraco muito mais fundo e sua história se cruza a de um perigoso serial killer.