Apesar de trazer os principais deuses, “KAOS”, da Netflix, faz menção à figuras da mitologia grega desconhecidas por muita gente
“KAOS”, nova série sobre mitologia grega da Netflix, adapta a história de uma profecia que prevê a ruína dos deuses gregos e leva Zeus a um estado de paranoia. A produção, em contrapartida, revela alguns deuses pouco mencionados na história, apesar de também mostrar os principais do Olímpio. Saiba quem são!
Quem é quem em “KAOS”: nova série sobre mitologia grega da Netflix
Eurídice e Orpheus
Pouco mencionada nas escolas, Eurídice (interpretada por Aurora Perrineau na série) foi retratada, de acordo com Pseudo-Apolodoro, como uma ninfa por quem Orpheus (interpretado por Killian Scott na série) se apaixona e, eventualmente, se casa.
No entanto, Eurídice leva uma picada de cobra e vai parar no submundo, comandado por Hades. Desolado pela partida da esposa, Orpheus canta uma música que faz até os outros deuses chorarem.
Filho de Calíope e de Apolo, Orpheus desce ao reino de Hades e implora para que Eurídice retorne ao mundo dos vivos, cantando para convencê-la. Contudo, a vilã impõe uma condição: deveria caminhar à frente dela, sem olhar para trás, até que chegassem ao outro lado.
A mitologia grega descreve Orpheus como “o maior de todos os poetas e músicos”, com canto capaz de persuadir até os deuses, bem como mudar o curso de um rio.
A história, entretanto, não teve um final feliz. No meio do caminho, Erudície tropeça e chama por Orpheus, que olha e faz com que retorne ao submundo, vivendo um luto profundo. Na série da Netflix, a personagem é chamada carinhosamente de Riddy.
Caeneus
Um dos mitos mais representativos para a comunidade LGBTQIA+, dentro da mitologia grega, a história de Caeneus acompanha uma mudança de gênero, uma vez que nasceu como mulher e se chamava Caenis (interpretado na série por Misia Butler).
Com beleza invejável, Caenis chamou a atenção de Poseidon, que estuprou a jovem de maneira brutal, gerando um grande trauma. O sofrimento, por outro lado, fez com que se arrependesse e concedesse um desejo.
No momento de raiva e desespero, Caenis pede para se transformar em um guerreiro invencível, desejo concedido pelo deus, mesmo contra sua vontade, mudando o nome para Caeneus.
No dia do casamento de Piritos e Hipodamia, Caeneus se envolve em uma luta com centauros. Em seguida, Latreus zomba do guerreiro por conhecer seu gênero de nascença e Caeneus o mata.
Em vingança, todos os centauros presentes acabam capturando o homem e o martelam ao chão, já que era invencível às armas, causando sua ruína. Sua alma, de acordo com os registros, se transformou em um pássaro de asas douradas que sobe aos céus.
Existem ainda rumores de que o próprio Zeus (interpretado por Jeff Goldblum na série) tenha iniciado a briga e mandado os centauros para atacá-lo, temendo que se tornasse um Deus tão poderoso, assim como ele.
Cassandra
Mais uma figura mencionada em “KAOS”, Cassandra (interpretada por Billie Piper na série) é importante na mitologia grega e pode ser referida também como Alexandra, filha dos reis de Troia, descrita como “a mais bela das filhas de Príamo”.
A princesa despertou interesse em Apolo, que se apaixonou por ela, oferecendo o dom da profecia. No entanto, Alexandra tenta enganá-lo e não cumpre sua parte do acordo.
Como resultado, Apolo decide puni-la, fazendo com que ninguém acreditasse em suas profecias. Apesar de apontada como louca, Cassandra chega a anunciar o resultado da Guerra de Troia e o que aconteceria se os troianos levassem o cavalo de madeira para dentro das muralhas da cidade.
Dionysus
Filho de Zeus, com uma mortal, chamada Sêmele, Dionysus (interpretado por Nabhaan Rizwan) foi um deus da mitologia grega associado ao vinho, às festas, ao teatro, à alegria e à fecundidade, sendo considerado o único semideus transformado em deus pela mitologia.
Uma vez que era perseguido por Hera, Zeus mandou criá-lo por um protetor, com quem aprendeu a fazer vinho, além de ter se casado com Ariadne, filha do rei de Minos, abandonada por Teseu na ilha de Naxos. O culto a Dionysus era muito importante, principalmente em Atenas, e popularizou-se na Grécia a partir do século VI a.C
Hera
Interpretada por Janet McTeer em “KAOS”, Hera foi considerada, historicamente, como a deusa do casamento, da fertilidade, da proteção feminina, dos nascimentos e da família. Rainha do Olímpio, era esposa de Zeus, tendo imenso respeito de todos.
Filha de Cronos e Réia, Hera tinha o pavão como seu animal preferido e foi uma figura importante na religião dos gregos e dos romanos, que a conheciam como Juno. Além disso, registros afirmam que era ciumenta com Zeus, punindo outras mulheres que tentassem aproximação.
Medusa
Medusa era um ser monstruoso presente na mitologia grega e conhecida por transformar em pedra aqueles que a olhavam. Recorrente em “KAOS”, a figura ganhou interpretação de Debi Mazar, sendo considerada uma górgona, termo que corresponde a um monstro de mitos gregos.
Como Medusa era uma górgona mortal, tornou-se alvo de Perseu, um herói que recebeu ajuda dos deuses para matá-la, decapitada em sua caverna. A cabeça da górgona foi usada por ele como arma e, posteriormente, entregue para Atena.
Persephone
Deusa da agricultura e da vegetação, Persephone é filha de Deméter e Zeus, interpretada por Rakie Ayola na série da Netflix. Conhecida como Core, era cultuada em conjunto com sua mãe, Deméter, nos Mistérios de Elêusis, um ritual agrário que pedia fertilidade para os plantios.
Persephone chegou a ser raptada por Hades e levada ao submundo. Entretanto, quando ela estava com a mãe, os campos floresciam, mas no inverno, quando ficava com Hades, o solo se tornava infértil, levando a figura a ganhar relevância na arte e literatura da Grécia.
Poseidon
Considerado o patrono dos marinheiros e dos cavalos, Poseidon (Cliff Curtis na série) era o deus dos mares e dos rios. Filho de Cronos e Reia, foi resgatado do ventre do pai por seu irmão Zeus, se tornando um dos três governantes do mundo, ao lado do irmão e de Hades.
Poseidon ficou conhecido como vingativo, explosivo e de humor difícil, provocando, por exemplo, catástrofes como enchentes, terremotos e tempestades. Na mitologia romana, por outro lado, o deus é chamado e cultuado como Netuno.
Prometheus
Responsável por criar a humanidade, além do fogo e a metalurgia, transformando o homem em um ser poderoso, Prometheus foi punido por Zeus. De acordo com a mitologia, o titã (interpretado por Stephen Dillane na série) criou o homem a partir do barro, usando como molde a forma dos deuses.
Como vingança, Zeus fez com que uma águia devorasse o fígado do titã todos os dias. Prometheus era filho de Jápeto, um titã, e Clímene, uma oceânide, tendo Menoécio, Atlas e Epimeteu como irmãos.
Zeus
Zeus ganha vida em “KAOS” através de Jeff Goldblum. Na mitologia grega, Zeus era o deus supremo, considerado o pai dos deuses e dos seres humanos e, consequentemente, o governador do Universo. Filho de Cronos e Reia, residia no Monte Olimpo.
Conhecido como o deus dos céus, do raio e do trovão, Zeus tinha poderes sobre o clima, que usava para ajudar ou prejudicar os humanos, além de ser o responsável por preservar a ordem e a justiça. Após resgatar seus irmãos, que haviam sido devorados por Cronos, se tornou o deus mais poderoso, liderando guerra contra os titãs.
Com 8 episódios, “KAOS” está disponível na Netflix para assinantes.