Em 2016, a minissérie “Irmãos de Guerra” (ou “Band of Brothers”) completa 15 anos. Exibida em 2001 pela HBO, a megaprodução custou cerca de US$ 125 milhões para reproduzir com fidelidade os cenários da Segunda Guerra Mundial. Deu certo, uma vez que a série ganhou uma legião de fiéis ao redor do mundo, que a colocam no topo das melhores séries no ranking do site IMDb.
Leia também: Estreias que prometem: 12 séries da HBO para ficar de olho em 2016
Conheça algumas informações que ajudam a explicar o sucesso da série:
#7 – Grandes nomes envolvidos
A produção de “Irmãos de Guerra” teve por trás grandes nomes do cinema, como Steven Spielberg e Tom Hanks. A dupla já havia trabalhado junta em outra produção sobre a Segunda Guerra: “O Resgate do Soldado Ryan” (1988).
#6 – História real e apaixonante
“Irmãos de Guerra” é inspirada no livro de mesmo nome do escritor Stephen E. Ambrose, que conta a história da “Easy Company”, um grupo formado por soldados paraquedistas que participam do Dia D e da vitória final sobre os nazistas.
#5 – Personagens interessantes
Os soldados e oficiais que integravam a “Easy Company” construíram uma real história de companheirismo e irmandade durante a tragédia da guerra. São diversas personalidades interessantes, que se juntaram em nome da sobrevivência.
#4 – Atores inspirados
Damian Lewis (“Homeland”) e Donnie Wahlberg (“Jogos Mortais 2”) são alguns dos atores de destaque na série, mas todo o elenco dá credibilidade à história.
#3 – Cenas de guerra e dor
A reconstrução de batalhas é tão real que se assemelha a um documentário filmado em plena guerra. O mesmo vale para o episódio no qual os soldados e oficiais libertam um campo de concentração.
#2 – Vale a luta
Ao contrário da grande maioria das guerras, o conflito contra os nazistas se justificou como uma verdadeira luta do “bem contra o mal”, afastando aquela sensação de desconforto ético e moral. Mas vale lembrar que os soldados alemães são retratados de forma humana, como jovens comuns levados à luta.
#1 – Duração ideal
“Irmãos de Guerra” não dá chance para o tédio. A minissérie durou apenas uma temporada, composta por 10 episódios. Isso levou milhões de pessoas a comprar o box de DVDs com a série e os extras.