“Inventando Anna”: o que é real e o que é ficção na série fenômeno da Netflix

por | fev 16, 2022 | Séries

“Inventando Anna” (2022), nova minissérie queridinha da Netflix, já se tornou um sucesso de público na plataforma. Baseada em fatos reais, a produção acompanha a russa Anna Sorokin (Julia Garner) — que se passou pela herdeira alemã Anna Delvey —, uma jovem que roubou os corações e o dinheiro da alta sociedade de Nova York, nos Estados Unidos.

Assinado por Shonda Rhimes, o seriado conta “uma história completamente real, exceto pelas partes que são totalmente inventadas”, assim como avisa no início de todos os episódios. Mas, afinal, o que é verdade e o que é ficção na telinha?

Real ou ficção em “Inventando Anna”?

FICÇÃO: O grupo de amigas de Anna

Apesar de serem amigas de Anna (Julia Garner), Rachel (Katie Lowes), Neff (Alexis Floyd) e Kacy (Laverne Cox) não faziam parte do mesmo grupinho de socialites na vida real. As três eram bastante próximas da golpista, mas tiveram amizades separadas com Anna — e se cruzaram apenas em alguns momentos de suas histórias.

FICÇÃO: Amizade de Vivian (Jessica, na vida real) e Todd

A amizade entre a jornalista Vivian (Anna Chlumsky) — que foi inspirada na repórter Jessica Pressler, da New York Magazine — e o advogado Todd (Arian Moayed) não existiu na vida real.

Em “Inventando Anna”, os dois acabam se aproximando bastante por conta do caso de Sorokin. No entanto, a realidade foi bem diferente: em entrevista à BBC, Todd afirmou que a dupla não trabalhou junto em nenhum momento da investigação e do julgamento de Anna.

REAL: Vivian (Jessica, na vida real) estava grávida

Inspirada na jornalista Jessica Pressler — que escreveu o artigo “How Anna Delvey Tricked New York’s Party People” (“Como Anna Delvey Enganou os Socialites de Nova York”, em tradução livre), publicado pela New York Magazine —, a personagem Vivian está grávida na minissérie. E isso ocorreu na vida real: Jessica estava grávida enquanto escrevia a matéria para a NYM e não desistiu da história em nenhum momento.

REAL: Vivian (Jessica, na vida real) viajou para a Alemanha

“Inventando Anna” mostra uma viagem de Vivian para a Alemanha para visitar os pais de Anna Sorokin e entender um pouco mais a origem da golpista. Tudo isso realmente aconteceu na vida real, mas foi menos intenso: Jessica Pressler foi à Europa após a própria Anna arranjar um encontro da jornalista com seus pais — ou seja, nada de surpresas.

Pressler queria fazer a viagem para fins de pesquisa e Sorokin a ajudou a organizar reuniões, além de lhe indicar os lugares onde passava o tempo quando era mais jovem. “Ela não invadiu minha casa”, disse Anna à Insider.

REAL: A invenção de Peter Hennecke

A minissérie mostra que Anna Sorokin criou um personagem para convencer os banqueiros de que a herança de sua família alemã era legítima: tratava-se de Peter Hennecke, um suposto administrador das propriedades de seus pais.

O golpe também ocorreu na vida real: com a identidade de Hennecke, por meio de e-mails e telefones (com tecnologia para mudar a sua voz), a própria Anna conversou com diversos banqueiros de Nova York para conseguir um empréstimo e, assim, abrir a sua tão sonhada fundação.

REAL: Anna fashionista no tribunal

Pode acreditar: assim como na produção da Netflix, Anna Sorokin contratou a personal stylist Anastasia Walker para produzi-la para o seu julgamento. A golpista também se recusou a entrar no tribunal com as roupas oferecidas pelo governo.

Anna e Anastasia nunca se viram pessoalmente, mas tiveram longas conversas pelo telefone sobre as roupas que Sorokin queria usar em suas audiências.

Mais sobre “Inventando Anna”