“Los Gringo Hunters” se baseia em história real, pouco conhecida internacionalmente, que viralizou na Netflix
“Los Gringo Hunters”, série em destaque na Netflix, foi inspirada em uma história real. Durante mais de duas décadas, uma equipe discreta da polícia de Baja California operou em silêncio na fronteira do norte do México, com o objetivo de localizar estrangeiros que entraram ilegalmente no país para escapar de acusações criminais nos Estados Unidos.
Confira mais detalhes!
História real da série “Los Gringo Hunters” na Netflix
“Los Gringo Hunters” se baseia em uma reportagem do The Washington Post chamada “The Gringo Hunters”, que detalha o trabalho de uma unidade policial mexicana, a Unidade de Ligação Internacional da Polícia Estatal de Baja California, mais conhecida como Gringo Hunters, responsável por identificar e deportar criminosos procurados nos Estados Unidos que tentam escapar pela fronteira.
A série, portanto, acompanha a trajetória de um esquadrão de elite da polícia mexicana que se dedica a capturar e extraditar criminosos americanos para que enfrentem a justiça nos Estados Unidos. A unidade, que existe na vida real, atua a partir de Tijuana e se tornou especialista em identificar e devolver os foragidos ao país de origem.

A reportagem que inspirou a série da Netflix foi publicada no The Washington Post em 2022. O jornal acompanhou de perto a operação de captura de um suspeito de assassinato, revelando detalhes inéditos sobre a rotina desses agentes, responsáveis pela operação.
Desde sua criação, em 2002, a equipe já deportou mais de 1.600 pessoas, sobretudo, suspeitos de crimes de alto impacto. As buscas, muitas vezes, envolvem nomes presentes na lista dos mais procurados pelo FBI, com 13 capturas realizadas por mês.
O que fazem os Gringo Hunters?
Discretos, os agentes não usam fardas, dirigem carros sem identificação e evitam qualquer tipo de exposição pública. Após passarem por um treinamento intenso, os profissionais se tornam aptos a interpretar os mínimos sinais, como, por exemplo, tatuagens registradas em bancos de dados criminais, identificando comportamentos e características que diferenciam os foragidos de cidadãos locais.

Com o apoio de agências norte-americanas, como o FBI e o Departamento de Segurança Interna, a cooperação entre países ocorre nos bastidores. As prisões, eventualmente, acabam sendo realizadas em questão de horas, mas o trabalho dos agentes passou despercebido durante anos.
Diante da publicação do artigo, que acompanhou operação contra Damion Salinas, um jovem acusado de homicídio na Califórnia, o trabalho da unidade ganhou força. Para capturar os alvos certos, os agentes passam dias monitorando bairros, estudando hábitos e estabelecendo padrões para confirmar a identidade.
Nesse meio tempo, os moradores locais passaram a apelidá-los de “Gringo Hunters”, como uma forma de resumir a atuação. Baseada em depoimentos reais, a série da Netflix combina ação e investigação para retratar o cotidiano dos que operam em situações de alto risco.

A produção, entretanto, inclui personagens e situações fictícias, com pano de fundo real, oferecendo uma nova perspectiva sobre os Gringo Hunters, em realidade pouco conhecida por muitas pessoas, bem como no cenário internacional.
“Los Gringo Hunters” está disponível no catálogo da Netflix.