Final de “Stranger Things”, na Netflix, mexeu com o coração do elenco, que se emocionou ao ler o roteiro
Dizer adeus nunca é fácil, especialmente quando se trata de um fenômeno global como “Stranger Things”. Com o fim da quinta temporada, o elenco principal compartilhou suas reações ao lerem os roteiros definitivos.
O portal The Hollywood Reporter compilou as impressões dos astros da série sobre o desfecho da trama, que dividiu opiniões e deixou algumas pontas soltas. Entre o alívio e a emoção, 8 atores se mostraram extremamente satisfeitos com o encerramento de seus personagens.
“Stranger Things”: o que o elenco achou do final da série
Final da Nancy em “Stranger Things”
Nancy (Natalia Dyer) terminou a temporada feliz, madura e determinada, investindo em sua formação e carreira. A protagonista liderou o ataque físico contra Vecna (Jamie Campbell Bower), no Mundo Invertido, usando suas habilidades com armas de fogo, deixando sua marca no universo de “Stranger Things”.
“Eu me senti muito bem com o final da Nancy. Pessoalmente, fiquei muito satisfeita. Também senti que os irmãos Duffer me ouviram. Nós não temos a palavra final, mas temos algum tipo de participação nessas situações, e o final me pareceu certo. Quando chega o fim, você pensa na sua personagem”, declarou a atriz.

“Você passou tanto tempo com ela, então a essa altura já existe uma grande preocupação com o rumo que ela está tomando e o que vai acontecer com ela, então foi muito natural querer defendê-la. Quando terminamos de gravar a cena final, foi surreal. Meu último dia é definitivamente uma lembrança marcante de estar tão, tão, tão presente e tentando absorver tudo o que estava acontecendo — e tudo o que já tinha acontecido e tudo o que ia acontecer — em um único momento”.
Final da Robin em “Stranger Things”
No final de “Stranger Things”, Robin (Maya Hawke) vai para a Smith College em Massachusetts, indicando que o romance com Vick (Amybeth McNulty) chegou ao fim. Assim como Nancy, a protagonista se adapta à nova rotina, mas sente falta dos amigos de Hawkins, com quem tem um reencontro emocionado.
“Fiquei tão feliz quando li o final da Robin. Foi a leitura mais feliz que já fiz para a série. Achei incrivelmente lindo. Depois, quando chegou a hora de filmar, meu último dia foi o meu favorito em toda a minha trajetória em Stranger Things. E também foi um dos dias mais dolorosos e emocionantes”, relembrou Maya Hawke.

“O que mais vai ficar comigo são essas pessoas [do elenco]. As amizades que surgiram disso, que eu jamais imaginaria, mais do que eu jamais sonharia. É como uma turma de formandos; me sinto ligada a essas pessoas para sempre e sei que sempre teremos umas às outras, como pessoas que nos conheceram enquanto estávamos nos tornando quem somos. Acho que para muita gente é assim que são os amigos da faculdade. E para nós, é isso”.
Final de Jonathan em “Stranger Things”
Jonathan Byers (Charlie Heaton) segue um caminho individual: no final da série da Netflix, ele e Nancy terminam oficialmente (mesmo ainda se amando). O jovem se muda de Hawkins para estudar cinema na NYU, focando em seus próprios sonhos e produzindo um filme, e os dois, junto com Steve e Robin, prometem manter contato.
“Foi emocionante ler o final. O que mais me lembro de ler a última página é que, quando chegamos à última frase e viramos a página, lembro-me de olhar para cima e ninguém sabia o que dizer. Nem mesmo os irmãos Duffer, que sempre sabem o que dizer, sabiam. E foi isso. Havia um silêncio na sala. Nunca tínhamos experimentado isso em uma leitura de roteiro antes. A equipe dos últimos 10 anos sabia que estávamos filmando nossas últimas cenas”, comentou o ator.

“O sol estava se pondo e tínhamos apenas uma certa quantidade de luz para filmar essa cena que sabíamos ser a última, e já tinha passado do horário previsto para o fim da cena — acho que os irmãos não conseguiam gritar ‘encerrar’, porque não queriam se despedir. Estávamos repetindo a cena várias e várias vezes. Eu pensava: ‘Tenho quase certeza de que conseguimos’. Então houve uma pausa muito longa, e foi isso”.
“Havia uma verdade na atuação. Você está sempre buscando a verdade no que fazemos, se matando para encontrá-la. Às vezes você acha que encontrou, mas não encontrou. E naquela cena, não parecia atuação. Eu trabalho e convivo com essas pessoas há 10 anos. Não são muitas as coisas sobre as quais se pode dizer isso”, acrescentou, por fim.
Final do Vecna em “Stranger Things”
Derrotado em uma batalha épica no Mundo Invertido, onde Eleven (Millie Bobby Brown) o confronta mentalmente enquanto o grupo o ataca fisicamente no Abismo, Vecna morre na quinta e última temporada de “Stranger Things”.
Enquanto Vecna agoniza, Joyce Byers (Winona Ryder), movida por vingança e coragem, dá o golpe final, cortando a cabeça do vilão com um machado. Jamie Campbell Bower afirmou ter ficado emocionado quando leu o final de seu vilão.

“Sei que é uma palavra abrangente que engloba muitas coisas e muitos sentimentos. Mas fiquei muito emocionado. Tive uma experiência incrível fazendo essa série. Foi uma verdadeira bênção. Mudou muito da minha vida. Interpretar um personagem assim ocupa muito espaço na minha mente”.
“Você está constantemente pensando nisso. Foi tão solitário? Acho que, pessoalmente, foi ficando menos solitário conforme a jornada avançava, principalmente quando chegamos aos episódios sete e oito. Agora me sinto muito mais leve. Foi muito bom poder digerir [esses episódios finais] e, com o final lançado, finalmente o libertei”.
Final do Will em “Stranger Things”
Após se assumir gay na parte final da quinta temporada, Will Byers (Noah Schnapp), indispensável no combate ao Vecna, vai para a faculdade, encontra maior aceitação e até um novo amor. “Lembro-me de ter chorado muito na leitura final do roteiro. Eles nos fizeram ler juntos pela primeira vez e eu simplesmente achei perfeito. Realmente não deixaram nada mais para ser contado”, reagiu o ator.

“Assim que terminei as gravações, senti que era hora de deixar Will ir. Agora, finalmente, fiz as pazes com isso, especialmente ao compartilhar esses episódios finais com os fãs, sabendo que essas histórias foram contadas e as jornadas chegaram ao fim. Mesmo que a história tenha acabado, levarei comigo as lições que aprendi. Levarei os relacionamentos comigo para sempre e espero que esta série possa ter um impacto positivo e duradouro”.
Final da Max em “Stranger Things”
No final de “Stranger Things”, Max (Sadie Sink) sobrevive, mas sua jornada é de recuperação e transformação. A protagonista acorda do coma, mas fica em estado crítico, sendo uma peça central na batalha final ao revelar as fraquezas de Vecna de dentro da sua mente.
“O final do Max foi exatamente como eu esperava. Eu tinha ouvido algumas pistas sobre certas coisas, mas ler o roteiro era uma coisa e fazer aquilo era outra completamente diferente. Foi surreal filmar aquelas cenas finais. O Finn [Wolfhard] descreveu isso muito bem. Ele disse que o último dia de filmagem foi o melhor dia da vida dele, o que soa estranho porque foi muito emocionante”, entregou a atriz.

“É porque tudo o que a série significava para nós veio à tona naquele último dia. Então, sentir toda aquela gratidão e tristeza, essa mistura de tudo, foi inesquecível. Nunca vivi nada parecido. Os irmãos Duffer fizeram um ótimo trabalho encontrando os momentos certos para encerrar a história de cada um dos nossos personagens e para termos uma boa cena para finalizar. Todos nós tentamos estar presentes uns para os outros nos últimos dias de cada um. E quando assistimos ao episódio final juntos, eu chorei muito. Sinto que vivi o luto da maneira correta e consegui colocar tudo para fora. Mas temo que ainda haja mais por vir”.
Final da Holly em “Stranger Things”
Após os eventos catastróficos, Holly sobrevive, participa ativamente da batalha final e a última cena mostra a estudante no porão dos Wheeler, jogando D&D com os amigos, indicando que continua sendo parte do grupo e do legado de Hawkins.

“O final é perfeito. Já me perguntaram se eu filmei um final alternativo, porque às vezes as séries fazem isso para evitar spoilers. Mas não poderia haver um — esta é a única maneira possível de a série terminar,” comentou Nell Fisher.
Final do Mike em “Stranger Things”
Ao se entender como o cronista do grupo, Mike resolve registrar as vivências dos amigos em uma obra literária. Antes de concluir o colégio, ele tem uma conversa franca com Hopper (David Harbour) sobre a dor de ter perdido Eleven. O desabafo revela um jovem tentando processar o luto e encontrar uma maneira de lidar com o vazio deixado pelo que aconteceu.
“Minha mente ficou praticamente em branco quando gritaram ‘corta’ na minha última cena. Eu não tinha muitos pensamentos. Sabia que estava perto de boa parte do elenco e que queríamos passar o máximo de tempo possível juntos, aproveitando cada momento”, confessou o astro.

A reação com o desfecho, porém, foi de tristeza e satisfação. “Compartilhar essas emoções foi muito importante. Quando li o final pela primeira vez, fiquei triste. Foi uma leitura melancólica, porque achei que era o final perfeito. Mas, ao mesmo tempo, fiquei triste por me despedir da série”.
Final de Eleven em “Stranger Things”
Millie Bobby Brown, a Eleven, foi o destaque do último episódio de “Stranger Things”, derrotando Vecna e libertando Hawkins de tanto sofrimento. Para evitar a criação de um novo exército com poderes psíquicos, a protagonista permaneceu no Mundo Invertido durante sua destruição, deixando no ar se morreu ou foi parar em outro lugar.

“Estou muito grata e honrada. Valorizo cada segundo que passo com as pessoas, mas também com a minha personagem. Vou sentir falta dos melhores amigos que fiz e que levarei para sempre. As pessoas, a equipe, o elenco, os irmãos Duffer, Shawn [Levy], a Netflix — eles cuidaram muito bem de nós”.
As cinco temporadas de “Stranger Things” estão disponíveis na Netflix.

