Final explicado de “Cela 211”: Calancho está morto? Entenda

“Cela 211” ganha final eletrizante com assassinato de Calancho e grande virada de Juan na Netflix

“Cela 211”, série mexicana que se tornou sucesso na Netflix, em mistura de fatos reais com ficção, mexeu com os fãs no final da primeira temporada. Inspirada no motim real ocorrido em 2023 no presídio de Ciudad Juárez, a produção, de seis episódios, teve desfecho surpreendente. Entenda o que acontece!

Final explicado da série “Cela 211” na Netflix

Com seis episódios, “Cela 211” acompanha Juan (Diego Calva), um advogado de direitos humanos que entra no presídio para uma visita, mas acaba no meio de uma rebelião violenta.

Eventualmente, precisando se passar por um presidiário para sobreviver, o protagonista conclui que só vai conseguir se se tornar alguém poderoso e respeitado dentro do local.

O último episódio, intitulado “The King Is Dead, Long Live The King” (“O Rei Está Morto, Vida Longa ao Rei”, em tradução livre) marca uma mudança drástica para a vida de Juan.

“Cela 211” (Crédito: María Medina/Netflix)

Nesse meio tempo, a rebelião atinge seu ápice quando paramédicos infiltrados aparecem no presídio, liderados por agente disfarçado. O especialista tenta derrubar Calancho (Noé Hernández) e sua gangue.

O plano envolve desligar a energia da prisão, criando a brecha perfeita para os militares entrarem, quando Juan, que consegue fugir, entrega ao agente uma mala com documentos comprometedores do governo.

Como resultado, o advogado recebe um convite para escapar com a equipe, recusando a proposta, para a surpresa de todos. Em contrapartida, Juan parte para um último acerto de contas, com Calancho, que pede que o mate ao entregar um punhal nas mãos do protagonista, diante da ameaça ao seu poder.

“Cela 211” (Crédito: María Medina/Netflix)

Calancho morre e Juan assume no final de “Cela 211”

Apesar de hesitar, Juan faz o que precisa ser feito, matando Calancho no final da série, e assumindo, em seguida, a posição de novo líder da prisão. Com o respeito e medo dos detentos, o protagonista promete lutar por seus direitos.

A última cena de “Cela 211”, que despertou torcida por uma segunda temporada, mostra Juan de barba, tatuado, negociando diretamente com o governador corrupto. Anteriormente um advogado idealista, o protagonista, contudo, passa a fazer parte do próprio sistema.

“Cela 211” (Crédito: María Medina/Netflix)

Durante a série, Juan passa de vítima para sobrevivente, aceitando que, dentro da prisão, é tudo sobre jogo de poder. “Cela 211”, portanto, propõe uma reflexão sobre como o ambiente prisional pode moldar o indivíduo.

A primeira temporada de “Cela 211” está disponível na Netflix. A segunda, até o momento, não foi confirmada oficialmente.

Séries da Netflix