Entenda o final de “Stranger Things” – volume 1, incluindo a “virada” de Will, o plano de Vecna e mais
A primeira parte da quinta e última temporada de “Stranger Things” deixou dúvidas em parte do público. Afinal, o que exatamente aconteceu com Will Byers no final do quarto episódio? Ele é um experimento como a Onze (Eleven)? Entenda abaixo as explicações e pistas sobre esse assunto:
Atenção: o texto a seguir contém spoilers dos 4 primeiros episódios da 5ª temporada de “Stranger Things”
Final de “Stranger Things” – volume 1 explicado
O que são os poderes de Will Byers no final de “Stranger Things”?

Ainda que muitos encarem Eleven (Millie Bobby Brown) como a protagonista de “Stranger Things”, os criadores da série, Matt e Ross Duffer, já deixaram claro antes da estreia da última temporada que Will Byers (Noah Schnapp) “é e sempre foi” o centro da história. Isso, inclusive, é o que define o final do volume 1 da 5ª temporada da produção.
Ao longo dos quatro episódios, Will demonstra vontade de ajudar cada vez mais e, acima de tudo, entender o próprio propósito. Essa reflexão, somada a conselhos que recebeu de Robin Buckley (Maya Hawke) e Mike Wheeler (Finn Wolfhard), culminam em Will, antes traumatizado, se tornando uma verdadeira arma contra o vilão Vecna (Jamie Campbell Bower). Mas, afinal, o que são os poderes demonstrados por ele?
No último episódio, em meio a uma verdadeira chacina promovida por Demogorgons e pelo próprio Vecna na base militar de Hawkins, poderes despertam em Will após um diálogo com Vecna. Nele, o jovem ouve do monstro que é “fraco”, e que foi o primeiro “experimento” do vilão ao ser sequestrado na 1ª temporada.

Discordando das palavras do vilão, ele se lembra de Robin o aconselhando a aceitar e amar a si mesmo por completo, e também de Mike afirmando que, assim como ele consegue entrar na mente das criaturas do Mundo Invertido, talvez ele também possa controlá-las. Em um momento que simboliza a total autoaceitação de Will, ele desperta poderes similares aos do próprio Vecna.
Isso não significa, porém, que ele é como Eleven. Enquanto a jovem é um experimento e nasceu com poderes psíquicos que foram posteriormente aperfeiçoados, Will ganhou uma conexão com o Mundo Invertido quando ficou à mercê de Vecna no início da saga. O canal que ele compartilha com Vecna faz com que ele consiga “aproveitar” os poderes dele.
A particularidade de seus poderes ficam claras inclusive quando, ao acessá-los, Will paralisa os Demogorgons e faz movimentos com as mãos para destruir as criaturas. Segundo o próprio intérprete dos personagens, esses gestos são diferentes dos que Eleven faz – e semelhantes aos que Vecna faz. Além disso, os olhos de Will também ficam brancos, assim como os do vilão.
O que os poderes de Will significam para os heróis?

Conforme opinou Finn Wolfhard em entrevista à própria Netflix, os heróis da série agora têm “duas Elevens”. Will não consegue saltar grandes alturas ou abrir portas como Eleven faz, mas tem uma conexão direta com o Mundo Invertido e pode controlar suas criaturas.
Segundo os irmãos Duffer, Will agora é o grande instrumento do grupo para derrotar o vilnao. “É muito natural re-centralizar a história no Will. Ele foi a criança raptada na primeira temporada, então nos pareceu certo fechar o ciclo na história. Se alguém fosse a chave para derrotar o Vecna, teria de ser o Will”, disse Ross Duffer à Netflix.
O que aconteceu com Max?

Desde o final da 4ª temporada de “Stranger Things”, Max Mayfield (Sadie Sink) está em coma no hospital após morrer – e reviver – por obra do vilão. Ainda que o corpo dela esteja lá, porém, a consciência de Max está no Mundo Invertido, mais especificamente dentro de lembranças de Vecna. É diferente, por exemplo, de Holly (Nell Fisher), cujo corpo está no Mundo Invertido, enquanto sua consciência está na mente de Vecna junto da heroína.
No último episódio do volume 1, Max explica à Holly que tentou sair daquela “prisão”. Para isso, ela seguiu o som da música “Running Up That Hill”, da cantora Kate Bush, canção que Lucas (Caleb McLaughlin) a coloca para ouvir no hospital diariamente. Max chegou a encontrar a saída em meio às lembranças caóticas de Vecna, mas ela se fechou quando a canção parou de tocar.
Perseguida pelo vilão, ela chegou a uma caverna dentro de uma memória dele, e percebeu que ele tem medo de entrar ali. Com isso, a heroína fez do local sua nova casa – e agora, com Holly, planeja uma nova tentativa de fuga.
Por que Vecna está sequestrando crianças?

Assim como Holly, outras crianças foram sequestradas pelo vilão ao longo da temporada. Ao total, são 12 – e, segundo Vecna, a ideia é “usá-las para remodelar o mundo”. Isso sugere que, talvez, o vilão esteja mirando em fazer com que o Mundo Invertido domine a humanidade.
Por que Vecna está diferente na 5ª temporada?

O vilão terminou a 4ª temporada da série queimando. O fogo é especialmente prejudicial para criaturas do Mundo Invertido e, por isso, Vecna precisou se “reformar”. Ele tem, segundo os irmãos Duffer, capacidade regenerativa, e decidiu mudar o corpo. Agora, ele tem estruturas que se alongam como galhos de árvores – e ficou definitivamente mais ameaçador.
Quem é a jovem que Eleven reencontra no final de “Stranger Things”?

Até o último episódio do volume 1, Eleven e Jim Hopper (David Harbour) pensam que Vecna está sendo mantido na base militar sediada no Mundo Invertido. Quando finalmente conseguem invadi-la, eles descobrem que, na realidade, os militares estão mantendo Kali, também conhecida como Oito (Eight), presa.
Kali apareceu na 2ª temporada da série, quando Eleven foge para descobrir mais sobre a própria origem. Nesse contexto, ela descobre que Kali é fruto do mesmo experimento e também tem um poder: o de criar ilusões.
Não fica claro no episódio o motivo dos militares terem capturado Eight. Eles também estavam, no entanto, atrás de Eleven, indicando que a ideia pode ser a de usar ambas como armas contra as criaturas do mundo invertido.

