Setembro é o mês em que diversas séries voltam a ser exibidas. Conhecido como ” fall season“, o período de reestreias foi adotado, inclusive, por emissoras brasileiras, que usam o segundo semestre para lançar novos programas. Porém, você já se perguntou por que escolhem justo esse mês para novos episódios?
Fall season: entenda o significado
Tudo começou nos Estados Unidos, berço de centenas de seriados de sucesso. Antes mesmo da televisão existir, muitas emissoras funcionavam como estações de rádio, como a CBS e a NBC. Elas operavam em Nova York e, quando chegava o Verão, era quase impossível ficar na cidade devido ao calor.
Para que os funcionários pudessem sair da cidade, assim como faziam os próprios espectadores, as rádios fechavam nesse período. Anos depois, em 1950, a televisão surgiu e seguiu o mesmo princípio.
A programação foi ajustada para começar no outono, que é o significado de “Fall Season”. É quando todos voltam de férias e têm mais tempo de assistir aos seriados, gerando mais audiência, consequentemente.
Os anunciantes também utilizam esse período para investir na publicidade das emissoras, tudo de uma só vez.
Quem determina o início das novas temporadas é a empresa Nielsen, responsável por medir a audiência na televisão norte-americana. Porém, com as tecnologias de streaming (alõ, Netflix?), algumas plataformas não se apegam mais à Fall Season para lançar as séries.
Curiosidades sobre séries
- Conheça as 7 séries mais caras da história da televisão
- Você sabe qual foi a primeira série de TV que existiu?
- Você percebeu? 5 atores que foram substituídos nas séries