Discussões, demissão de ator e mais: 32 fatos escondidos nos bastidores de “Grey’s Anatomy”

Depois de praticamente 15 anos no ar, muita – mas muita – coisa já rolou nos bastidores de “Grey’s Anatomy”. Grande sucesso de Shonda Rhimes, a série já recebeu uma infinidade de atores em centenas de episódios.

E mesmo que você tenha assistido a todos eles, provavelmente vai se surpreender com alguns fatos curiosos de bastidores: foram várias mudanças de personagens, roteiros e, claro, muitas brigas.

Curiosidades de “Grey’s Anatomy”

Muitas tretas

IMDB

#1 Nem sempre as mortes de personagens vêm dos roteiros de Shondanás. Segundo Ellen Pompeo, a Meredith, muitas vezes essas baixas tiveram a ver com brigas nos bastidores. “Você só é assassinado de forma muito trágica se seu comportamento é ruim”, disse ao Entertainment Tonight.

#2 Fora as mortes causadas por tretas atrás das câmeras, muitas das perdas já estavam previstas – mas essas têm um “carinho” especial de Shonda. “Se você é um ator legal, morre de um jeito legal. Sandra Oh saiu do jeito mais incrível, deixou todo mundo impressionado”, comentou a atriz.

Getty Images

#3 Nem tudo eram flores entre o elenco de “Grey’s”. Uma das brigas foi entre Isaiah Washington, que interpretava Dr. Burke, e Patrick Dempsey, o Dr. Shepherd. Segundo a Cosmopolitan, os dois admitiram – anos mais tarde – que tiveram discussões acaloradas nos bastidores. Inclusive, rumores dão conta que a demissão de Washington foi exigida por Dempsey.

#4 Além de Dempsey, Isaiah Washington se envolveu em uma polêmica séria com o ator T.R. Knight, que fazia o Dr. George O’Malley. Ainda segundo a revista, o intérprete do Dr. Burke atacou seu colega de elenco com expressões homofóbicas.

Getty Images

#5 Katherine Heigl também deixou o elenco de “Grey’s” sob polêmicas, que começaram quando ela retirou seu próprio nome da lista de indicados ao Emmy, um ano após ter levado o troféu de Melhor Atriz Coadjuvante na premiação.

Segundo o New York Times, a atriz fez isso porque teria ficado insatisfeita com o enredo de sua personagem na temporada e não quis concorrer ao prêmio. Este, aliás, seria o principal motivo da cisão entre Katherine e a equipe de Shonda – e do fim da personagem Izzie Stevens.

IMDb

Anos mais tarde, em entrevista ao programa de Howard Stern, Katherine disse que essa atitude lhe rendeu muita dor de cabeça pois “irritou Hollywood”. No entanto, segundo ela, sua crítica não era ao programa e, sim, ao seu próprio trabalho. Então tá, né.

#6 Outro que se desentendeu com o roteiro da série foi T. R. Knight. Segundo a CNN, o ator pediu para ter seu contrato encerrado porque acho que seu papel estava pequeno demais. Pelas declarações, parece que o rompimento foi tranquilo, mas vale lembrar que a morte do Dr. George O’Malley foi bem trágica: o personagem é atropelado ao se jogar na frente de um ônibus. E nós sabemos o que esse tipo de morte quer dizer, né.

O lado médico

IMDb

#7 Antes de receber o título oficial, “Surgeons”, “Doctors” e “Complications” foram alguns dos nomes que quase ficaram. No fim, os produtores escolheram “Grey’s Anatomy”, que faz referência a um popular livro de anatomia humana, escritor pelo cirurgião inglês Henry Gray no século 19.

GettyImages

#8 Não somos os únicos viciados nos realities da Discovery Channel: em entrevista a Oprah Winfrey, Shonda Rhimes revelou que teve a ideia da história de “Grey’s” assistindo aos programas médicos do canal.

#9 A série quer manter as práticas do hospital o mais próximas possível da realidade. Assim, segundo o Screen Rant, as cenas de cirurgias em que as mãos dos médicos aparecem em close-up são trechos de operações médicas de verdade.

https://media.giphy.com/media/zzFZGURdAux6o/giphy.gif

#10 Além disso, os órgãos que aparecem nos episódios também são de verdade, mas calma – não são de pessoas. A produção já utilizou cérebros de ovelhas e vacas nas cenas de neurocirurgias.

#11 Já está se perguntando se o sangue é real também? Mais ou menos. O líquido que aparece em cena é uma mistura de gelatina, gordura de frango e um pouco de sangue de verdade. Eca.

Formação do elenco

IMDB

#12 Uma das atrizes mais queridas da série, Sandra Oh não seria a Dra. Cristina Yang a princípio. Em entrevista ao documentário “Beyond the Screen”, da ABC, ela disse que foi convidada para interpretar Miranda Bailey, mas não quis o papel.

Imdb

“Lembro exatamente quando estava ensaiando para ‘Grey’s’ e interpretei Bailey de um jeito completamente diferente do que ela deveria ser, que é o de Chandra Wilson. Eu disse que não queria fazer o teste para o papel de Bailey e o que eu queria mesmo era de Cristina Yang. Depois eles me ligaram e disseram que consegui”, disse.

IMDB

#13 Já imaginou outro ator no lugar de Patrick Dempsey no papel de Shepherd? Quase aconteceu. Segundo o E! Online, inicialmente, o personagem foi oferecido a Rob Lowe, mas o ator de “Vidas Sem Rumo” e “Parks & Recreation” recusou o convite.

IMDB

#14 Tanto tempo à frente de uma série de sucesso rendeu bons milhões de dólares a Ellen Pompeo, que além de estrela, também é produtora e até já dirigiu um episódio. Em 2017, a atriz assinou um contrato de 20 milhões de dólares por ano da série.

IMDB

#15 Em entrevista a Oprah, Shonda contou que diversidade é essencial na série. Assim, a autora contou que não deu sobrenomes ou quaisquer características físicas aos personagens que escreveu, para que os testes fossem feitos com atores de diferentes origens e etnias. Para alguns personagens, aliás, ela não determinou nem o gênero.

IMDB

#16 No entanto, há uma única personagem que, no roteiro original, era descrita como “pequena, loira e cacheada”: Miranda Bailey. No fim, a personagem ficou com Chandra Wilson, totalmente diferente destas características e muito querida pelos fãs.

#17 Em “Grey’s Anatomy” a arte imita a vida: a atriz Sarah Drew, que interpretava April Kepner, engravidou na vida real e na série. Até aí tudo bem: o mais curioso é que a atriz deu à luz apenas algumas horas depois de filmar a cena em que o bebê da personagem nasce.

Imdb

#18 O personagem Jackson Avery virou crush de muita gente em “Grey’s”, mas o ator Jesse Williams, quase passou bem longe dos holofotes. Em entrevista ao The Guardian, ele contou que não curte nem um pouco a vida de celebridade, tanto é que antes da série trabalhava como professor do ensino médio em Chicago, onde cresceu.

https://media.giphy.com/media/z8XEgWdASZI4w/giphy.gif

#19 Dá para acreditar que o Dr. Alex Karev quase não existiu? Segundo a Elle, o personagem de Justin Chambers nem estava no roteiro original, mas foi incluído de última hora no primeiro episódio. Tanto o ator quanto o médico fizeram sucesso e ele acabou se tornando um dos protagonistas do drama.

#20 O mesmo aconteceu com Kate Walsh: a atriz que interpretava Addison Shepherd apareceria em pouquíssimos episódios, como coadjuvante do romance de Meredith, mas os roteiristas gostaram tanto, que Kate acabou se tornando um dos principais nomes da série.

#21 Sabe a enfermeira Bokhee? A atriz que a interpreta realmente tem esse nome e a mesma profissão: hoje em dia, Bokhee An é aposentada, mas já trabalhou em hospitais como enfermeira instrumentista – especialista em auxiliar cirurgiões com os materiais complexos dos procedimentos médicos.

Roteiro e episódios

https://media.giphy.com/media/ka2DnSTL50k6c/giphy.gif

#22 Para quem se pergunta como “Grey’s” consegue ficar tanto tempo no ar, a resposta está no exorbitante número de público. O recorde rolou no episódio “It’s The End of The World”, de 2006: segundo o IMDb, foram 16,5 milhões de espectadores assistindo.

Imdb

#23 Todos os episódios da série têm nomes de músicas famosas: o recordista “It’s The End of The World” é inspirado na famosa canção do R.E.M. Outras músicas famosas que foram utilizadas nos títulos são “A Hard Day’s Night” (The Beatles), “I Will Survive” (Gloria Gaynor), “With or Without You” (U2), entre outros.

IMDb

#24 Apenas um episódio fugiu à regra e não recebeu o nome de uma música. Trata-se de “1-800-799-7233”, da 14ª temporada, que faz referência ao número de telefone da central de ajuda para mulheres que são vítimas de violência nos Estados Unidos. O capítulo, inclusive, teve como tema assédio sexual.

https://media.giphy.com/media/giHj5flFsrqNO/giphy.gif

#25 As reviravoltas na trama são uma surpresa não só para o público, mas também para os atores. Segundo o ScreenRant, Ellen Pompeo e Patrick Dempsey descobriram que o Dr. Shepherd era casado praticamente junto com o público.

Enquanto o ator soube desse plot apenas quando leu sua cena, Meredith só descobriu nas gravações – esta seria uma escolha de Shonda para obter reações o mais genuínas possível.

#26 Originalmente, a série se passaria em Chicago, onde Shonda nasceu. Segundo o jornal Chicago Tribune, os produtores decidiram mudar a localização para evitar comparações: a cidade era o cenário de “E.R. – Plantão Médico”.

#27 Uma infinidade de atores já passaram por “Grey’s” ao longo de mais uma década e, por isso, há apenas quatro nomes que são creditados em todos os episódios: Ellen Pompeo, Justin Chambers, Chandra Wilson e James Pickens Jr.

IMDB

#28 Ellen Pompeo, aliás, aparecem em todos os episódios, exceto um: “The Sound of Silence”, na 13ª temporada. Ainda assim, a personagem dela é a narradora da trama.

#29 Para utilizar os termos técnicos corretamente, os roteiristas têm uma equipe médica de verdade para ajudar. Em vídeo de bastidores publicado pela ABC, a equipe conta que os consultores preenchem os “buracos” com as terminologias corretas.

#30 Você já teve alguma ideia que poderia virar roteiro? Em vídeo da ABC, roteiristas de “Greys” contam que os casos médicos vêm não só da pesquisa deles, mas também de sugestões de espectadores.

#31 Já pensou em Cristina Yang e Denny Duquette (Jeffrey Dean Morgan) juntos? Segundo a Elle, isso quase aconteceu: originalmente, Shonda queria que o paciente tivesse um romance com a personagem de Sandra Oh – e não com Izzie, como acabou rolando no fim.

#32 A consciência de Shonda Rhimes não pesa nem um pouco pela morte de tantos personagens. Exceto uma. Em entrevista a Entertainment Weekly, ela revelou que há apenas uma morte que ela se arrepende de ter escrito, a do segurança Dylan Young (Kyle Chandler), na segunda temporada.

“Ele me sugeria ideias para que Dylan não explodisse [no desarmamento da bomba no hospital] e eu tinha que mostrar a parte do roteiro que explicava a morte. Ele foi escrito para isso, mas eu não esperava ter Kyle Chandler”, explica Shonda.

“Grey’s Anatomy”