Por que criadora de “Friends” doou milhões após 18 anos do fim da série: voltou atrás em polêmica

por | jul 18, 2022 | Séries

Apesar do sucesso de “Friends”, que foi ao ar entre 1994 e 2004, a série costumava receber muitas críticas pela falta de diversidade no elenco. Na época, a criadora do sitcom, Marta Kauffman acreditava que os apontamentos eram “injustos”. No entanto, nos últimos anos acabou mudando de opinião.

Hoje, admite que o elenco predominantemente branco não traduz de forma real a sociedade norte-americana, reforçando também que as opiniões sobre a ausência de atores negros em “Friends” eram justas. Tudo isso levou Kauffman a uma atitude que sensibilizou os fãs: a decisão de doar 4 milhões de dólares para estudos africanos de uma universidade em Boston. Entenda!

O que está por trás de doação milionária da criadora de “Friends”

Ao jornal Los Angeles Times, Marta Kauffman contou que, depois do que aconteceu com George Floyd [afro-americano assassinado em 25 de maio de 2020 por um policial], começou a entender a luta contra o racismo sistêmico.

Foi aí que veio a decisão de doar US$ 4 milhões à Universidade Brandeis, na área de Boston, para o departamento de estudos africanos e afro-americanos da escola. O “presente” será utilizado para contratar mais professores e recrutar alunos interessados em estudar a fundo o tema.

Personagens inesquecíveis de
NBC via Getty Images

“Aprendi muito nos últimos 20 anos. Tenho trabalhado muito para me tornar uma aliada, uma antirracista. E isso me pareceu uma forma de participar da conversa do ponto de vista de uma mulher branca”, revelou Kaufmann.

A notícia da doação veio um ano depois que a HBO Max lançou o especial de “Friends: The Reunion”, em 2021, com a presença de todo o elenco original, formado por Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matthew Perry, Matt LeBlanc e David Schwimmer.

Mais sobre “Friends”