Caso Laci Peterson: o que aconteceu com Scott Peterson 20 anos após o crime?

por | ago 22, 2024 | Séries

Scott Peterson, acusado de matar a esposa, Laci Peterson, declarou inocência e ganhou ajuda após o crime

Um dos casos criminais mais chocantes e discutidos nas últimas décadas, o homicídio de Laci Peterson, de 27 anos, ganhou uma minissérie documental na Netflix. Os fatos reais apresentados fizeram o público se questionar sobre o que teria acontecido com Scott Peterson, que se declara inocente, depois de mais de duas décadas. Confira!

Caso Laci Peterson: o que aconteceu com Scott Peterson?

O caso ganhou as manchetes em dezembro de 2002, quando Laci, grávida de oito meses, desapareceu misteriosamente. Em seguida, as autoridades começaram as buscas, que duraram quatro meses.

A vítima foi encontrada, bem como o corpo do filho recém-nascido, na Baía de São Francisco. Durante as investigações, Scott, marido de Laci, se tornou o principal suspeito.

Laci Peterson (Crédito: Netflix)

Os responsáveis descobriram, afinal, que Scott mantinha um caso extraconjugal com uma mulher chamada Amber Frey. A amante, entretanto, garante que o rapaz mentiu sobre ser casado.

Scott foi a julgamento em junho de 2004, com ampla repercussão internacional, acusado pela promotoria de matar a esposa para não assumir um filho de um casamento que não desejava mais manter.

A defesa, por outro lado, cogitou a possibilidade de Laci ter sido vítima de assalto, mas, em novembro do mesmo ano, Scott foi preso e condenado pelo assassinato da ex-mulher com homicídio de primeiro grau. Por conta do bebê, o ex-marido também respondeu por homicídio em segundo grau.

Scott Peterson com a amante Amber Frey (Crédito: Netflix)

No ano seguinte, Scott teve pena de morte sentenciada. No entanto, em 2020, a Suprema Corte da Califórnia anulou a sentença, alegando erros na seleção do júri, apesar de manter a condenação pelos dois assassinatos.

Dois anos depois, ficou determinado que Scott cumpriria prisão perpétua, sem possibilidade de condicional. Declarando ser inocente, o ex-marido de Laci passou os últimos anos tentando provar, com novo julgamento para 2022 recusado pelas autoridades.

Como está Scott Peterson atualmente?

No início de 2024, de acordo com a minissérie documental da Netflix, o Innocence Project assumiu o caso de Scott. A organização visa trabalhar em prol de condenados injustamente pelo sistema.

Diante da reviravolta, em maio desse ano, a justiça ordenou que um novo teste de DNA fosse realizado em fita adesiva encontrada nas calcinhas de Laci. A evidência, como resultado, poderia oferecer uma nova perspectiva do crime.

Atualmente, aos 51 anos, Scott continua a cumprir a sentença na Prisão Estadual de Mule Creek, na Califórnia. Contudo, o apoio da organização, bem como a possibilidade dos novos resultados, voltaram a trazer esperança ao ex-marido de Laci.

Laci Peterson e Scott Peterson (Crédito: Netflix)

Em entrevistas, duas décadas após o acontecimento, Scott garante que a investigação da polícia se baseou em provas circunstanciais para condená-lo, ignorando evidências importantes ligadas ao homicídio.

“Lamento não ter testemunhado [no meu julgamento], mas se eu tiver a chance de mostrar às pessoas qual é a verdade, e se elas estiverem dispostas a aceitá-la, seria a maior coisa que eu poderia realizar agora — porque eu não matei minha família”, afirma, na produção da Netflix.

Uma das provas usadas, contudo, foi uma mensagem de voz deixada por Scott para Laci, enquanto dirigia de volta para a cidade deles, reportando o desaparecimento pouco depois. “Eles opinam que era uma mensagem muito doce para um casal. Eles têm casamentos realmente tristes se pensam assim. Francamente, eu me sinto mal por eles”.

“Durante a chamada investigação, eu realmente fiz tudo que pude para trazer minha família para casa. Isso inclui manter minha traição com Frey longe das pessoas. Eu não contei às pessoas porque queria que a busca continuasse”, se defendeu ainda.

Como Scott Peterson foi preso?

Quando foi preso, Scott, que estava perto de um campo de golfe em La Jolla, na Califórnia, carregava US$ 15 mil em dinheiro, um saco cheio de pílulas de Viagra, materiais de equipamento e quatro celulares. Segundo os policiais, o plano era fugir para o México.

“Só quero deixar claro — eu nunca estava fugindo da polícia”, reforçou. Na visão de Scott, o fato de ser acusado pelo homicídio apenas para não criar o filho é “ofensivo e repugnante”. “Eu certamente me arrependo de ter traído Laci, absolutamente”.

“Homicídio nos EUA: Laci Peterson” está disponível para assinantes na Netflix.

Séries da Netflix