Se por um lado a adaptação cinematográfica de “It – A Coisa” foi um dos maiores sucesso do cinema no ano, outra história baseada na obra de Stephen King foi uma verdadeira furada. Depois de apenas uma temporada, a série baseada no conto “O Nevoeiro” foi cancelada.
Exibida pela Netflix e produzida pela emissora Spike, a série ficou muito abaixo da audiência esperada. De acordo com o The Hollywood Reporter, era esperada uma média de 1,2 milhões de espectadores, mas o programa não passou dos 800 mil.
Mas aparentemente, o cancelamento não surpreendeu muita gente, e alguns fatores explicam bem por que “O Nevoeiro” não deu certo. Listamos os 4 principais.

Por que a série “O Nevoeiro” foi cancelada?
Roteiro fraco
Basicamente, a obra original conta a história de um grupo de pessoas que fica presa em um supermercado quando um nevoeiro misterioso atinge a cidade de Brindgton, no Maine. Relativamente simples e curta, a história mantém o suspense sobre o que está escondido no nevoeiro, enquanto explora também as relações humanas.
O problema é que isso parece não render material suficiente para uma produção tão longa. Se o filme de 2008 já se desdobrou para esticar a trama, imagine a série. Assim, fica tudo um pouco perdido e todos os pontos explorados de forma mais dinâmica no conto de Stephen King ganham uma “profundidade” que não convence.

Personagens mal desenvolvidos
Outro problema da série parece ter sido o tratamento dado aos personagens, especialmente no que diz respeito aos relacionamentos entre eles. A série pesa a mão na hora de tratar temas delicados, como vício em drogas e abusos.
Além disso, há também um tom meio “novela mexicana” nos conflitos entre os personagens, que torna os dramas exagerados e pouco coerentes. Com tantos núcleos para explorar, a produção acaba não dando conta de nenhum de forma satisfatória.
Terror não funciona
Ironicamente, a produção baseada na obra de um dos mestres do terror não tem cenas, de fato, aterrorizantes. O monstro da fumaça que avança contra Alex, por exemplo, não causa impacto, assim como a cena de Mia sendo perturbada por mensagens que aparecem escritas sozinhas.

Clichês
A história do médico maluco que utiliza pacientes como cobaia ou do fanático religioso que tenta converter todo mundo são alguns dos clichês que pesam na série. Essas figuras também existem no conto, mas a falta de profundidade na hora de trata-los acaba tornando a trama superficial.
Melhores séries atuais
- Conexão entre episódios de “Black Mirror” é INCRÍVEL
- 6 motivos para assistir “Sons of Anarchy” o mais rápido possível
- Séries para quem é fã de “Outlander”: indicamos outras 6 produções