As ilustrações criadas pelo designer brasileiro Butcher Billy são “ tão Black Mirror” que chamaram a atenção até do criador de uma das séries de maior sucesso na Netflix em 2016. Já renovada para a quarta temporada, a antologia deve voltar com histórias ainda mais perturbadoras – e dessa vez contarão com uma participação do próprio Butcher, cujos desenhos se espalharam pela internet.
Inspirado em elementos, estilos e nomes marcantes da cultura pop, o curitibano Bily Mariano da Luz criou uma série de ilustrações que representavam cada um dos episódios de “Black Mirror” – e elas agradaram até o britânico Charlie Brooker, que criou e é um dos roteiristas do programa. “Postei as artes no Twitter e elas chegaram até ele. Ele curtiu todas e me perguntou como poderia comprá-las. A partir, daí começamos a conversar”, explicou Bily em entrevista ao Vix.
Netflix
E o que começou como um projeto pessoal vai virar, agora, um novo trabalho para o designer em parceria com Brooker. “Fiz essas ilustrações porque estava assistindo a série e resolvi brincar com isso. Ele estava escrevendo um episódio na época e as artes deram, para ele, a ideia de me incluir na história. Agora vão começar as filmagens e ele me convidou para fazer uma colaboração”, contou Bily.
Apesar de ainda não poder divulgar detalhes da participação, Bily nos contou que as ilustrações devem render ainda mais produtos com a Netflix. “O estúdio que produz as trilhas sonoras quer lançar discos de vinil com as artes servindo como capa”, contou.
Além disso, o designer já fez uma pequena participação em outra produção original da Netflix. “Eu nem sabia, mas algumas pessoas me avisaram que uma ilustração minha aparece num pôster em uma cena de ‘ Lovesick”, disse Bily.
Ilustração da Mulher-Gato feita por Butcher aparece em episódio da série “Lovesick”, da Netflix
Ilustrações
A tradução do espírito do roteiro complexo de ” Black Mirror” em imagens únicas e a riqueza de detalhes das obras que impressionaram a internet têm origem em uma mistura de referências de ícones clássicos e atuais da cultura pop e da arte – que vão de Magritte, Salvador Dalí e Toulouse-Lautrec a Quentin Tarantino, David Bowie e Shigeru Miyamoto.
Além de “Black Mirror”, o designer também já ilustrou diversas séries, filmes e bandas famosos. “Stranger Things” e “Star Wars” estão entre algumas mais recentes, além da releitura de histórias em quadrinhos, que servem como uma das principais fontes de referência para o artista. “Cinema, música, games, política, história sempre servem como inspiração e referência”, pontua Bily.
Conheça alguns trabalhos do designer (você pode conferir todos os projetos no portifólio de Butcher Billy).
Séries Originais Netflix
- “3%”: 9 delizes e acertos que marcaram a primeira série brasileira da Netflix
- Animação de Guillermo Del Toro é aposta infantil do streaming
- “The Get Down” é o maior investimento da Netflix até agora; entenda a série