Autor de “13 Reasons Why” explica por que a fita de Clay tinha que ser DAQUELE jeito

Quem assistiu à série da Netflix ou leu “ 13 Reasons Why” já conhece a história: acompanhamos Clay (Dylan Minette), que recebe um pacote com fitas cassetes gravadas por Hannah Baker (Katherine Langford) – uma menina por quem o jovem era apaixonado, mas cometeu suicídio há apenas duas semanas.

Nas gravações, Hannah lista detalhadamente os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida. E a regra é clara: só recebe as fitas quem faz parte delas. Mas se simpatizamos tanto com Clay, por qual razão o personagem seria uma das razões?

Atenção, se você não terminou de ver a série ou de ler o livro, a matéria tem spoilers!

Fita de Clay em “13 Reasons”

O autor do romance e best-seller, Jay Asher, contou em entrevista à Entertainment Weekly porque a fita de Clay teve que ser escrita daquela maneira.

“Quando eu comecei a escrever o personagem de Clay, não sabia direito o que ele iria fazer. Sabia as outras 12 razões, mas não sabia a dele. E foi então que percebi, obviamente, que era isso que as pessoas estariam ansiosas por saber”, revelou.

Netflix

Se você acompanhou a trama, sabe que à medida que vai ouvindo as razões dos outros personagens, Clay acaba pensando que fez algo de muito errado com Hannah. No entanto, ao ouvir a sua própria fita, percebemos que o autor deu uma visão muito mais positiva à história de Clay – ao contrário do que aconteceu com os outros adolescentes retratados.

“Primeiro, se o que ele tivesse feito fosse algum ruim, no momento em que ele recebesse as fitas iria pensar: ‘Já sei porque estou aqui’. E o suspense todo acabaria”, disse Asher.

“Além disso, Clay serve de olhos e ouvidos para o leitor, é a pessoa com que você está se conectando. A experiência de quem está lendo iria mudar completamente, em um sentido negativo, se de repente você sentisse repulsa por essa pessoa que você seguiu de tão perto”, completou o autor.

Os 13 episódios de “13 Reasons Why” já estão disponíveis na Netflix. Você já fez a sua maratona?

Tudo sobre “13 Reasons Why”