
De alguma forma “House of Cards” preenche o vazio deixado por “Breaking Bad”: a falta que faz um anti-herói simpático. Kevin Spacey interpreta Frank Underwood, o político mais vil e ambicioso da TV. O tipo de personagem que, em sua primeira aparição, assassinou um cão moribundo com as próprias mãos.
Underwood é o protótipo do político amoral que reina no imaginário coletivo. Ele pode ser encontrado em uma ditadura africana, em um governo revolucionário sul-americano, ou no coração da democracia imperialista norte-americana.
No entanto, o que é desprezível se torna admirável quando o personagem quebra a quarta parede e fala com o público, colocando-o no mesmo nível de poder e fazendo com que seja seu cúmplice. O espectador deseja que os planos de Frank deem certo ao mesmo tempo em que quer que a justiça seja feita e ele pague por seus crimes.
Mas se tem algo de respeitável em Frank é a sua inteligência. Suas frases são autênticas e uma das marcas registradas de “House of Cards”.
Veja uma seleção das melhores frases do personagem:
#11 Democracia
“A democracia é tão superestimada…”.
#10 Prioridades
“Existem dois tipos de dor, a dor que te faz forte e a dor inútil, a dor que só provoca sofrimento. Não tenho paciência para coisas inúteis.”
“Sempre detestei a necessidade de dormir. Como a morte, ela derruba até os homens mais poderosos.”
#9 Amizade
“É sempre bom que lhe devam favores. Talvez eu tenha ido longe demais nisso, o que é preocupante.”
“Os amigos são os piores inimigos”.
#8 Dinheiro X Poder
“É preciso entender a diferença entre dinheiro e poder. Isso é precisamente o que o faz perigoso. Ele não mede sua riqueza em jatinhos privados, mas sim em almas compradas.”
“Veja um desperdício de talento. Ele escolheu o dinheiro em vez de poder, um erro que quase todo mundo comete nessa cidade. Dinheiro é a mansão em Sarasota que começa a cair aos pedaços em 10 anos. Poder é o velho edifício de pedra que resiste por séculos.”
#7 Hipocrisia
“O caminho até o poder é pavimentado de hipocrisia.”
“Não somos nada mais, nada menos, do que decidimos revelar”.
#6 Regras
“Só há uma regra: caçar e ser caçado.”
#5 Justiça
“Não existe justiça. Apenas partes satisfeitas.”
#4 Paciência
“Assim é como se devora uma baleia, Doug. Um pedaço de cada vez”.
#3 Sua mulher, Claire
“Amo essa mulher. Amo-a mais do que os tubarões amam sangue.”
#2 Sexo
“Assim como um grande homem disse uma vez: tudo é sobre sexo. Exceto o sexo, sexo é sobre poder.”
#1 Sobre si mesmo
“Há dois tipos de vice-presidentes: os que se deixam pisotear e os que pisoteiam. Qual você acha que pretendo ser?”