A gente adorava a imaginação de “Punky, a levada da breca”; vem rever a abertura

“A menina que ilumina toda vez que a gente vê, ainda tenho muito que aprender com você…” era o refrão da abertura da série “Punky, a levada breca”, que ia ao ar pelo SBT de 1989 a 2000.

Abertura de Punky, a levada da breca:

A garotinha, que foi abandonada pela mãe em um mercado e encontrou em Arthur seu pai adotivo, inspirou a imaginação de muitas crianças do século passado.  Vai dizer que você aí não sonhava em ter uma casa na árvore igual à dela?

E a cama em que ela dormia, que era feita de uma carroça antiga? O quarto inteiro de Punky era um sonho para qualquer criança.

Mudanças de nomes

O SBT ficou responsável pelas traduções e dublagens da série. No original, o sobrenome de Punky é Brewster. No Brasil, virou Baker. O cão, Brandon, aqui era chamado de Pinky.

A música de abertura (que nós sabemos que você está cantarolando desde que começou a ler este post) foi adaptada em terra brazuca por Mário Lúcio de Freitas e Marcelo Gastaldi.

Já os amigos de Punky, Cátia, Margot e Júnior, eram diferentes no original: Cherie, Margaux e Allen, respectivamente.

O desenho

Na versão desenho animado (bem menos legal que a série, na opinião geral), Punky tinha um bichinho mágico, o Glomer, que ficava sempre dentro de sua mochila.

Abertura do desenho da “Punky, a levada da breca”

Antes e atualmente

A atriz que interpretava Punky, Soleil Moon Frye, continua atuando – apesar de que em nenhuma outra produção conseguiu o mesmo sucesso da sua personagem infantil.

Veja a seguir uma foto de como ela está hoje em dia.

Getty Images

Ainda nostálgico? A triste abertura do desenho “Cavalo de Fogo” marcou uma geração; refresque a memória com o vídeo