8 curiosidades sobre Matt Groening, criador de “Os Simpsons”

O êxito de Matt Groening com “Os Simpsons” é realmente astronômico. Mais de 600 episódios por 26 temporadas justificam a consagração.

Leia também: 8 erros em “Os Simpsons” que você nunca notou

Mas a vida deste criador tem aspectos tão curiosos quanto à série (vale lembrar que ele também é criador de “Futurama”). Somente uma pessoa minimamente interessante poderia dar vida a personagens tão simpáticos e desonestos numa das séries animadas de mais sucesso de todos os tempos.

Veja 8 curiosidades sobre Matt Groening:

#1 Cartunista de periódicos
Antes de criar “Os Simpsons”, Groening trabalhava como cartunista de um periódico alternativo, com uma tira cômica chamada “Life in Hell”. A produtora Polly Platt presenteou seu colega James L. Brooks com uma tira de Groening, como agradecimento por sua colaboração no filme “Laços de Ternura” (1983), que chegou a ser indicado ao Oscar. Brooks adorou o trabalho de Groening – assim como o produtor Ken Estin, que também recebeu uma tirinha dele numa oficina de trabalho. Daí, surgiu o convite para a produção de uma série animada para a TV.

#2 Lavador de pratos, ajudante, cortador de grama
Aos 23 anos, Matt Groening se mudou para Los Angeles, com objetivo de se tornar escritor. Como todo principiante, teve que buscar trabalho para sobreviver, chegando a limpar mesas de restaurantes, lavar pratos numa casa de repouso, cortar grama e trabalhar como ajudante de pizzaiolo.

Leia também: Referências históricas em “Os Simpsons” que podem ter passado despercebidas

Getty Images

#3 Escreveu sem receber os direitos
Após muito ralar, Matt Groening conseguiu dar início à carreira de escritor. Chegou a escrever para um célebre (desconhecido) aposentado, tido como ‘escritor fantasma’. Groening, no entanto, não recebeu créditos pelo trabalho.

#4 Personagens de Simpsons foram inspirados em sua própria família
De fato, os nomes de Homer, Marge, Maggie e Patty são nomes do pai, mãe, irmã e tia de Matt Groening.

Leia também: 5 teorias criadas pelos fãs de “Os Simpsons”

#5 Que som é este?
O mesmo Groening é responsável pelo barulhinho que Maggie faz com a chupeta. Vale lembrar que a primeira palavra de Maggie foi originalmente dublada por Elizabeth Taylor.

#6 Acusado de discriminação
Neste ano, Matt Groening recebeu uma acusação da babá Tania Cardona, que alegou que ele fazia comentários maldosos e discriminatórios contra os empregados de origem hispânica que trabalhavam em sua casa. Segundo Tania, ele disse: “Minha casa parece uma comunidade hispânica, odeio isso”. Ela disse, também, que foi despedida injustamente e pede US$ 1 milhão de indenização por danos morais.

Getty Images

#7 Guerra com os vizinhos
Groening está em guerra com seus vizinhos porque um grupo se mobilizou para que ele retirasse um grupo de árvores, para que seja construído um lote de estacionamento. Groening se opôs ao projeto, dizendo que as árvores têm mais de 100 anos. A prefeitura da cidade de Santa Monica, onde ele mora, disse que as árvores não estavam devidamente protegidas.

Leia também: Veja imagens da réplica da cidade de “Os Simpsons”

#8 Toca numa banda de rock
Fã de rock, Groening toca bateria numa banda chamada The Rock Bottom Remainder, creditado como Cowbell Player.

Getty Images