7 fatos sobre “Nada Ortodoxa”: qual é a língua falada, quem são os atores e mais

Apesar de ter estreado há pouco tempo na Netflix e retratar uma cultura distante da maioria das pessoas, a série “Nada Ortodoxa” conquistou o público por falar de questões universais, como relações familiares, identidade e busca pela liberdade.

Com apenas quatro episódios, o seriado acompanha a história de Esty, uma jovem nascida e criada em uma comunidade judaica ultraortodoxa em Nova York que decide fugir para Berlim para se libertar de um casamento arranjado por sua família.

Quem acompanhou a série pode ter ficado com algumas dúvidas relacionadas a costumes apresentados na história, sobre os protagonistas e de mais detalhes envolvendo a produção. Confira algumas perguntas respondidas sobre “Nada Ortodoxa”:

1. “Nada Ortodoxa” é uma história real?

A série é inspirada em fatos reais e baseada na autobiografia da escritora Deborah Feldman que, assim como a protagonista Esty, também abandonou o casamento arranjado em busca de liberdade. O livro foi publicado em 2012 e, apesar de ter sido fonte principal para a atração, boa parte de “Nada Ortodoxa” consiste em pura ficção.

2. O que é real e o que é ficção em “Nada Ortodoxa”?

Basicamente, a maioria das cenas de flashback, que mostram a vida de Esty em comunidade judaica ultraortodoxa em Nova York, são bastante fiéis ao livro e, consequentemente, à vida real de Debora. As sequências dos momentos atuais da personagem em Berlim, por outro lado, são praticamente todas saídas das cabeças dos roteiristas.

3. Qual é o idioma falado em “Nada Ortodoxa”?

“Nada Ortodoxa” chamou a atenção do público e da crítica por ser a primeira série da Netflix falada majoritariamente em iídiche, uma língua surgida entre os séculos 10 e 11, criada para que os judeus pudessem conversar entre si sem que os cristãos fossem capazes de entender. O iídiche é uma mistura de várias línguas, entre elas o hebraico e diversos outros dialetos.

4. Onde a série “Nada Ortodoxa” foi gravada?

A série mostra a personagem Esty em momentos diferentes em Nova York e em Berlim, mas a maior parte das cenas, mesmo as que se passam na cidade dos Estados Unidos, foram gravadas em estúdios da capital alemã.

5. Quem é a atriz principal de “Nada Ortodoxa”?

Esty, protagonista da série, é interpretada pela atriz israelense Shira Haas, de 24 anos. Apesar de ser pouco conhecida pelo grande público, Shira começou a atuar aos 14 anos em Israel e já participou de diversos filmes e programas de TV no país.

6. Quem são os atores que interpretam Yanky e Moishe em “Nada Ortodoxa”?

Os intérpretes dos personagens Yanky e Moishe, marido de Esty e seu primo, são Amit Rahav e Jeff Wilbusch. O primeiro é um ator nascido em Israel e criado no Reino Unido que, apesar de ter feito participações em filmes anteriormente, ficou mais conhecido agora com “Nada Ortodoxa”.

Jeff Wilbusch, que deu vida a Moishe, é israelense e, assim como a personagem Esty, também foi criado em uma comunidade ultraortodoxa na vida real. Ele se mudou para Amsterdã, onde se formou em Economia e, depois de terminar a graduação, decidiu estudar artes cênicas.

7. “Nada Ortodoxa” vai ter segunda temporada?

Muita gente maratonou “Nada Ortodoxa” e ficou com gostinho de quero mais. A série não deixa pontas soltas em seu final e é muito improvável que ganhe uma nova temporada, já que a atração abordou toda a história do livro no qual é inspirada.

Séries que valem a pena a maratona