Os anos 80 representaram uma era de ouro para a indústria dos desenhos animados na televisão. Alguns dos desenhos mais célebres de todos os tempos foram produzidos naquela época e se tornaram obras de arte inesquecíveis, que influenciam animações criadas hoje.
1 – “Duck Tales – Os caçadores de aventuras” (1987)
Protagonizada por Tio Patinhas e seus sobrinhos (Huguinho, Zezinho e Luisinho), a série tem umas das melhores músicas de abertura e foi uma das mais populares da Disney naquela década. O desenho se encarregou de misturar, retorcer e renovar histórias clássicas de aventura, utilizando referências de Sherlock Holmes, James Bond, Indiana Jones e até clássicos de Shakerpeare.
2 – “Inspetor Bugiganga” (1983)
Este clássico reinventou o personagem clássico do investigador bobo, mas bem intencionado, transformando-o em um robô que tinha tudo: desde patins com foguetes até um helicóptero de combate dentro do chapéu. Acompanhado de sua sobrinha Penny e seu cachorro, os verdadeiros investigadores do programa, Bugiganga teve aventuras divertidíssimas e usou uma quantidade impressionante de habilidades.
3 – “Silverhawks” (1986)
Este desenho tem a seu favor o fato de ser o irmão mais novo de outra animação clássica dos anos 80, “Thundercats”. Feita pelos mesmos criadores e animada por um estúdio japonês que lhe deu uma aparência incrível, a série uma versão espacial de sua antecessora, em que humanos usam armaduras metálicas com asas de falcão para combater o crime organizado.
4 – “Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem” (1989)
A mais recente das séries desta lista, “Beetlejuice” representa uma das adaptações do cinema com maior sucesso na época. Sua versão mais amável do fantasma protagonista de Tim Burton abriu possibilidade narrativas que beneficiaram os argumentos. Além disso, Neither world é um dos universos mais interessantes já criados.
5 – “Comandos em Ação” (G.I. Joe – 1983)
Apesar de ser uma série cheia de explosões, aviões derrubados e tiros, ninguém morreu. Nunca. Jamais. Carregada de ação, foi uma das guerras mais longas entre dois exércitos ocorrida na televisão. Quase todos os garotos daquela época tinham bonecos com os personagens da série. Hoje em dia, depois de adultos, muitos têm pago valores estratosféricos para adquirir estas relíquias.
6 – “Os Smurfs” (1981)
Muito antes de ser uma terrível adaptação para o cinema, Os Smurfs foi um dos desenhos mais divertidos da televisão. Com um universo sólido, personagens bem definidos, e conflitos interessantes, esta série foi um peso pesado na programação da época.
7 – “Os Centurions” (1985)
Mesmo que o nome não ser tão lembrado, a influência que este desenho teve nos gêneros de ação e ficção científica é inegável. Os desenhos originais das lendas dos quadrinhos Jack Kirby e Gil Kane foram animados por um estúdio japonês, que deu a este trio aventuras incríveis. O uso de impressionantes armaduras usadas no espaço por um satélite com raio transportador transformava três humanos em máquinas de guerra que poderiam acabar com qualquer fora-da-lei.