7 curiosidades sobre o primeiro seriado de “Batman, o Cavaleiro das Trevas”

Vários pontos da história do personagem tal como ele é conhecido no presente estão ligados diretamente com sua série lançado em 1943. Como acontecia com todas as séries antes da televisão, os episódios eram exibidos semanalmente nos cinemas.

No caso de Batman, o seriado teve 15 capítulos e foi a primeira versão filmada do personagem. Foi esta série que consolidou Batman como um personagem forte dos quadrinhos da DC Comics. Confira a seguir 7 curiosidades sobre ela:

Veja também:

#1 Foi totalmente politizada

A série estreou em meio a Segunda Guerra Mundial, quando os principais inimigos dos Estados Unidos eram os alemães e os japoneses. De alguma forma, os meios do momento contribuíram para fortalecer o sentimento nacionalista e Batman não foi a exceção. Por isso, o principal inimigo dele na série foi o Dr. Daka, um vilão japonês, que vivia num bairro japonês da cidade. E Batman trabalhava como um agente secreto do governo, e não como um guardião independente, como foi definido depois.

#2 Batman impediu que as pessoas virassem zumbis

Na série, o Dr. Daka criou um aparato capaz de converter as pessoas em algo parecido com zumbis. Batman e Robin impediram que ele prosseguisse com o experimento.

#3 Era lotada de racismo

O seriado era cheio de comentários e insinuações racistas contra a comunidade japonesa dos Estados Unidos em geral. Um dos capítulos se refere ao bairro japonês como um “ pedaço de terra estrangeiro transplantado na América”. Todos os comentários do tipo foram excluídos para edição que foi vendida nos anos 80.

#4 Não tinha o Batmóvel

Ainda que a ideia já tivesse sido mostrada nos quadrinhos, o orçamento da produção não era suficiente para conseguir produzir um Batmóvel. Batman utilizava um Cadillac preto.

#5 A origem da Batcave

Enquanto nos quadrinhos se mencionava túneis subterrâneos, foi só na série, mais precisamente no segundo episódio, que a Batcave foi representada pela primeira vez na história do Batman.

#6 Batman sem capa

Em uma das cenas de briga, o herói perde a capa, que é devolvida depois. Provavelmente, é a única cena da história do personagem em que ele aparece sem a capa.

#7 Voltou depois de 70 anos

A série saiu do ar e só voltou pelo canal TCM (Turner Classic Movies), entre março e setembro de 2015. 

Confira também: As 5 piores coisas que já aconteceram em Gotham