6 séries que abordam as drogas como tema

As drogas andam lado a lado com a violência, e não é preciso assistir às séries para descobrir como isso se dá. O que as obras de ficção nos mostram, com mais eficácia, é o efeito devastador sobre os personagens e o seu grande impacto social, ajudando a entender o motivo de levar mais a sério as discussões em torno do tema.

Leia também: 8 atores que arruinaram suas carreiras por abuso de álcool e drogas

Pílulas, maconha, cocaína, metanfetaminas, todas elas tiveram papéis importantes em séries televisivas. Relembre 6 grandes séries com drogas como temática: #1 “Breaking Bad”

Certamente a série mais conhecida sobre o tema ‘drogas’. O professor de Química Walter White (Bryan Cranston) se vê em diversas dificuldades após descobrir ter um câncer e decide fabricar cocaína ‘pura’, de alta qualidade, metendo-se em um submundo pérfido e violento. Considerada uma das melhores séries dos últimos anos, ganhou dezenas de prêmios importantes, incluindo Emmy e Globo de Ouro.

Leia também: 9 teorias sobre “Breaking Bad” que te farão duvidar dos fatos

#2 “Oz”

Exibida na HBO entre 1997 e 2003, “Oz” mostrou o cotidiano do presídio de segurança máxima Oswald, abordando temas como sexo, violência e alto consumo de drogas. Dirigida por Tom Fontana, ganhou prêmios importantes da crítica especializada. #3 “Pablo Escobar: O Senhor do Tráfico”

Antes da celebrada estreia de Wagner Moura em “Narcos”, Andres Parras deu vida a um Pablo Escobar muito verossímil ao traficante que deixou Miami viciada em cocaína e trouxe caos e guerra à Colômbia em busca de negociações políticas que neutralizassem a sua punição. A série fez muito sucesso na Colômbia e já estava disponível no Netflix antes mesmo da primeira temporada de “Narcos”.

Leia também: 7 razões para assistir à série “Narcos”

#4 “Shameless”

O produtor executivo Paul Abbott se viu em uma Manchester tomada por sexo, drogas e muita zoeira, tanto que se ‘beneficiou’ dessas memórias para a criação do enredo de “Shameless”. Seu sucesso no Reino Unido e, posteriormente, em países como Austrália e Estados Unidos inspirou um remake de mesmo nome, criado em 2011 por John Wells e com Abbott ainda na produção-executiva. No entanto, é na versão britânica (que começou em 2004) que as últimas consequências ganham um tom de realismo e sadismo mais convincentes. #5 “The Wire”

Exibida entre 2002 e 2008 pelo canal pago HBO, “The Wire” reportou o tráfico ilegal de drogas e a forma que o governo e os burocratas lidavam com o tema. Inteligentemente criada pelo repórter policial David Simon, mostrou como as instituições – assim como as drogas – faziam efeito no cidadão comum, em um drama criminoso complexo. #6 “Weeds”

Criada por Jenji Kohan para o canal pago Showtime, a sitcom “Weeds” foi ao ar entre 2005 e 2012, contando como a viúva Nancy Botwin (Mary-Louise Parker) passa a vender maconha aos seus vizinhos para sustentar os dois filhos. Mary-Louise faturou um Globo de Ouro pela série e foi indicada três vezes ao Emmy.