Sim, estamos falando do Sheldon Cooper da série “The Big Bang Theory”. Por mais que maioria das pessoas que assistem ao seriado provavelmente não veja Sheldon como alguém muito estável, alguns de seus comportamentos realmente representam regras muito boas para viver quando se trata de estabelecer e lidar com limites pessoais.
Ao passar a vida se comprometendo com as necessidades e expectativas dos outros, a maioria de nós ignora nossas próprias necessidades emocionais, se preparando para, com o tempo, perder sua própria identidade.
Sem nunca tentar, nós nos certificamos de que nossos desejos pessoais nunca sejam cumpridos em nossos relacionamentos porque não estabelecemos essas necessidades com nós mesmos, ou apenas colocamos o outro em primeiro lugar. Veja como o físico de “The Big Bang Theory” evita cair nessas pequenas armadilhas:
TBBT: Lições do Sheldon Cooper sobre namoro
Se há uma coisa que Sheldon conhece, e talvez seja um pouco excêntrico no assunto, é como configurar e manter limites sociais. Aprenda algumas das lições que ele tem para compartilhar sobre relacionamentos.
1. Sheldon sabe quais são seus limites pessoais e não tem medo de deixar claro aos outros
Não é segredo que Sheldon tenha uma lista de demandas e restrições quando se trata de interagir com ele de qualquer maneira. E, como não existe um contrato assinado para cada relacionamento, amizade ou parceria comercial que se estabeleça, é importante se proteger. Infelizmente, nem todas as relações funcionam bem no sistema da honra. Sheldon mostra o valor de estabelecer e concordar com seus limites desde o início de qualquer relacionamento.
Ao fazê-lo, ele permanece emocional e fisicamente confortável e evita a maior parte dos conflitos com Leonard e outros amigos. Você deve falar sobre limites pessoais em um relacionamento e ter uma compreensão, além de acordos claros. É importante que ambas as partes concordem que, se o limite for ultrapassado, haverá consequências. É como um contrato. E Sheldon é definitivamente um profissional em estabelecer combinados!
2. Ele sofre com suas próprias armas para honrar sua palavra
Quando Sheldon decide algo para si mesmo, praticamente não há nada que o impeça de manter sua decisão. Considere, por exemplo, sua decisão de que o lado esquerdo do sofá da sala de estar é dele e apenas o seu lugar de se sentar. Sheldon estabeleceu essa regra em sua mente, e ele mantém essa promessa para si mesmo haja o que houver. Quando você faz uma promessa para você porque sabe que essa decisão ou regra irá melhorar sua vida, lembre-se sempre da tenacidade de Sheldon em conservar o seu lado de assento no sofá.
3. Ele não teme estabelecer combinados e limites dentro do próprio relacionamento amoroso
Sheldon e Amy finalmente “ficaram íntimos” depois de muitos episódios da hilária falta de sexo nesse relacionamento super-estranho. Isso aconteceu porque Sheldon sabia como estabelecer limites nos relacionamentos, deixou claro para Amy e levou a sério o combinado até estar completamente preparado. Isso é o que se pode chamar de dar o exemplo quando se trata de noções de comunicação em relacionamento.
4. Ele é verdadeiro com suas necessidades emocionais
Quando algo está incomodando Sheldon – geralmente quando Amy ou Leonard fazem algo para trair sua sensibilidade -, ele sempre é rápido para expressar suas necessidades emocionais. É muito importante evitar abafar o que incomoda você quando alguém na sua vida ultrapassa um limite. Muitas vezes, as pessoas nem percebem que cruzaram seu limite, então, a única maneira de cuidar de si mesmo é expressando sua preocupação.
5. Ele sabe como ser ele mesmo e faz qualquer um se adaptar a isso
Não há dúvida de que Sheldon é sempre ele mesmo, indivíduo único e excêntrico como ninguém. Isso também mostra um grande sinal de caráter e compreensão de si próprio. Ter autoconhecimento e contato consigo é uma grande lição para definição de limites nas relações. É impossível saber quais são seus limites sem se conhecer primeiro. Você não precisa comprometer sua personalidade, seus hobbies ou seus traços apenas porque não se encaixam na crença das pessoas ao seu redor. Você estará mais confortável em sua vida quando puder esculpir seu próprio espaço.
6. Seja honesto consigo mesmo e com outras pessoas
Sheldon não consegue se esconder atrás de mentiras, mesmo de mentiras inofensivas. De acordo com suas ações, ele só conhece uma maneira, que deve ser a correta – honesta e verdadeira, não importa quem possa se machucar. Um pouco de sofrimento emocional aqui e ali pode te tornar mais forte.
Mais fatos curiosos dos seriados
- Curiosidades sobre a mitológica “Mad Men”: Relembre
- 10 fatos que você não sabia sobre “Um Maluco no Pedaço”
- 5 curiosidades sobre “The Get Down”, a série do Netflix