Se você está entre aqueles viciados em séries que assistiram aos trezes episódios de “13 Reasons Why” em menos de 72 horas, provavelmente também precisou de vários dias para superar o fim deste roteiro emocionante e viciante. Não só pelos acontecimentos da história, mas também pelo vazio deixado depois de passar dias inteiros sem sair da frente da tela, deixando rolar um episódio atrás do outro sem descanso, para finalmente encarar a ideia de que acabou e você agora vai ter que se conformar.
Teorias de “13 Reasons Why”
O final da série tem vários ‘cliffhangers’, ou seja, acontecimentos ou enigmas para serem concluídos e revelados que deixam todos pensativos e com mais desejo de continuar assistindo à série. Isso resulta em um monte de teorias que poderiam ser reveladas em uma segunda temporada, que a Netflix já confirmou. Quer conhecer algumas hipóteses? Descubra cinco teorias mais populares entre os fãs que vão te deixar de queixo caído.
1. Tyler atirou em Alex
Quando, no final da série, é dito que Alex tentou se suicidar com um tiro na cabeça, com certeza, você ficou em choque. E depois de tudo, provavelmente, é o que você menos desconfiaria ser capaz de fazer algo assim. É claro que ele foi um dos mais afetados pela morte de Hannah, mas não o suficiente para fazer o mesmo.
No entanto, alguns fãs são irredutíveis ao defender que ele realmente não o fez. Tudo poderia ter sido obra de Tyler, o menino mais isolado de escola, que sofre discriminação diária de seus colegas e que, secretamente, tem fotos penduradas de todos os protagonistas para os quais Hannah Baker deixou as fitas antes de morrer.
Em um momento, quando vemos Tyler removendo a imagem do Alex dos outros, isso levanta duas hipóteses: ou ele acredita que não lhe deve acontecer nada (já que o colega o defende anteriormente, quando ele está sendo atacado por um estudante), ou realmente decidiu que Alex deve ser o primeiro a morrer. Mas teria matado mesmo? Não é tão impossível, se levar em conta que no final da temporada Tyler tinha um arsenal de armas escondidas em um baú do seu quarto.
2. Nem tudo que dizem as fitas é verdade
Lembra-se da fita de Zach? Aquela em que Hannah menciona uma carta que deixou para ele contando tudo o que estava acontecendo e que, supostamente, ele termina jogando fora? Quando Zach fala com Clay sobre isso, ele mostra que ainda mantém a carta, embora nunca se saiba realmente se é a carta referida porque o protagonista não quis lê-la.
Assumindo que seja a carta original que Hannah deixou, então é impossível não se questionar sobre todas as verdades das fitas cassetes, exceto aquelas que são muito evidentes pelas próprias reações dos envolvidos (o estupro de Jessica, por exemplo). Será que Hannah conta tudo naquelas 13 fitas? É impossível pensar que por trás de todas as revelações não haja algo mais.
3. O cara da ambulância não era Alex
Depois de ver mais de uma vez a breve cena em que um menino de 17 anos é levado ao hospital ferido por um tiro na cabeça é impossível não notar que o cabelo do menino é marrom e não loiro, como o de Alex. Será que a verdadeira vítima é Justin?
Muitos fãs dizem que o ex-namorado de Hannah, que desaparece no final da série com uma arma, é quem está nessa ambulância. Inclusive, a última coisa que ele diz ao seu amigo Bryce é que eles não voltarão a se ver. É uma teoria possível, embora um pouco rebuscada. Talvez esse milímetro de fio de cabelo de outra cor tenha sido visto por acaso e a intenção era gerar controvérsias.
4. Tudo o que acontece é imaginação de Clay
Em várias ocasiões, se percebe que os pais de Clay estão realmente preocupados com a saúde de seu filho e até pediram para retomar o uso da medicação que ele havia interrompido. Para que seriam essas pílulas? Talvez a cabeça de Clay não esteja passando por seu melhor momento, e tudo o que esteja acontecendo não seja mais que o produto da sua própria imaginação.
A morte de Hannah poderia ser algo criado pela mente de Clay, e que só será descoberto na segunda temporada. Outra teoria não tão convincente, mas que até poderia ter alguma lógica.
5. Tony é um fantasma
Dá para realmente saber algo a respeito de Tony? Embora seja colega presente em quase todos os episódios da série, especialista em livrar Clay de todas as confusões, Tony não deixa de ser um personagem bastante misterioso. Com perfil psicológico bastante difícil de ler, ele ainda pode ter alguma relação suspeita.
E se há algo realmente estranho com Tony, é o fato de que Hannah o tenha deixado a cargo das fitas. Ele garante que os dois eram amigos, mas, durante os episódios, são muito raras as vezes em que eles aparecem juntos. Se acrescentar o fato de que é um menino de 17 ou 18 anos, que tem muita experiência e maturidade para enfrentar a vida, não é improvável pensar que ele é um personagem bastante intrigante. Por estas razões, é que muitos fãs defendem a teoria de que Tony não é real e seria um fantasma. Algo como um anjo da guarda para garantir que o último pedido da protagonista seja realidade.
Mais fatos curiosos dos seriados
- Curiosidades sobre a mitológica “Mad Men”: Relembre
- 10 fatos que você não sabia sobre “Um Maluco no Pedaço”
- 5 curiosidades sobre “The Get Down”, a nova série do Netflix