
Seja por motivos de produção, erros de roteiro ou imposições da emissora, muitas séries perdendo fôlego conforme avançam, desperdiçando uma boa premissa inicial e deixando escapar uma história boa e com potencial.
Seguem algumas séries que se encaixam neste perfil:

5 – “Prison Break”
Neste caso o erro foi esticar demais uma história que estaria bem contada em duas temporadas, no máximo. Depois da espetacular fuga de Fox River, os roteiristas deveriam ter se concentrado em terminar a história de forma coerente na segunda temporada; desenvolvendo a trama da perseguição e a busca da liberdade dos presos, deixando de lado argumentos conspiratórios cansativos e reviravoltas forçadas de roteiro.

4 – “Deadwood”
Devido a seu alto custo e à baixa audiência, o ambicioso projeto de David Milch foi interrompido de forma abrupta na terceira temporada, contrariando a intenção inicial de realizar cinco temporadas. O cancelamento impediu que a série desenvolvesse um final que poderia ter sido épico e deixou de lado vários eventos históricos que poderiam trazer grandes tramas, como o incêndio que devastou o povoado em 1879.
Carnivale
Carnivale
3 – “Carnivale”
Outra série cujo cancelamento antes do previsto impediu de ter um final à sua altura. Neste caso a maioria dos criadores nem teve a chance de fechar a maioria das tramas, o que deixou uma possível obra de arte como uma história inacabada.
Homeland
Homeland
2 – “Homeland”
Sua esplêndida primeira temporada não teve o final adequado, pois a emissora Showtime deixou claro que não podiam matar Brody no último episódio, o que acabou influenciando de forma negativa nas temporadas seguintes e impediu os criadores de seguirem o formato de antologia (com novos personagens e plots a cada temporada) que inicialmente tinham em mente.
Dexter
Dexter
1 – “Dexter”
Um assassino em série que segue um código moral, trabalha no departamento de polícia e com uma irmã defensora da Justiça é uma bela premissa para criar uma história cheia de acontecimentos e revelar aos poucos como funciona a psique do protagonista. A série fez tudo isso muito bem até a quarta temporada.
Mas os roteiristas não tiveram habilidade nem coragem para encarar as consequências dos atos dos seu protagonista e mantiveram a fórmula segura que alcançou o sucesso. Assim não deram um desfecho compatível com a qualidade dramatúrgica das primeiras quatro temporadas.
As imposições do canal Showtime para esticar a série por oito temporadas e as mudanças na equipe de roteiristas fizeram com que ficassem pelo caminho diversas oportunidades para haver um final de nível. Os segredos de Dexter diante de seus companheiros do departamento policial, as repercussões da descoberta de Deb sobre a identidade do irmão e a plena aceitação da psique obscura do protagonista, apenas para citar alguns exemplos.
Concorda? Tem outros exemplos de séries deste tipo para citar?