O êxito de alguns desenhos animados não reside apenas na quantidade de humor; a carga dramática de seus episódios podem ser tão proeminentes quanto as referências ou enredo. Isso faz com que os shows abracem, além do público infantil, pessoas mais velhas.
Leia também: 5 séries animadas da Marvel pra lá de estranhas
Veja 5 séries animadas com toque dramático: #1 “Apenas Um Show”
Apesar das referências grotescas aos desenhos das décadas de 1980 e 90, não é difícil encontrar personagens apresentados com certos dilemas morais, demonstrando uma faceta tão profunda, quanto realista. Isso é claro, principalmente, quando se aborda a relação a dois: Mordecai e Margaret é um grande exemplo – assim como as frustrações de Benson, que reclama de não ter aproveitado melhor a vida. #2 “My Little Pony: A Amizade é Mágica”
Personagens e situações diversas vistas por um público infantil, especialmente feminino, abordando, principalmente, tolerância, maturidade e aceitação às próprias limitações. Não é muito fácil transmitir esses ensinamentos, principalmente quando se tem em vista o excesso tom de ternura da série animada. Ainda assim, seu êxito prevalece. #3 “A Hora da Aventura”
Inicialmente, a série pode parecer infantil e inocente, mas não demora para que o espectador ‘neófito’ descubra um mundo em que os habitantes são remanescentes de um apocalipse que matou muitos humanos e, em seus lugares, deixou animais fantásticos e seres estranhos. Quando o humano Finn chega à conclusão que talvez seja o único de sua espécie, tem uma crise de existência comum em pessoas adultas. #4 “Steven Universo”
De início, o programa parecia ser simplesmente focado em magias e aventuras de um protagonista irritante. Não demora para que mostre o lado verdadeiramente humano dos personagens secundários, mostrando o quão complexo podem ser – principalmente o trio de gêmeas que, ainda que não sejam humanas, são sentimentalmente explosivas devido às personalidades bem definidas de cada uma. #5 “Star vs. the Forces of Evil”
Recente e grata surpresa produzida pela Disney, “Star vs. the Forces of Evil” mostra uma princesa de outra dimensão alegre e efusiva. Ela é enviada à Terra para aprender o que é a responsabilidade. A série é repleta de humor, mas surpreende com a forma que desenrola os sentimentos dos personagens. A própria Star começa a ter noção do que é amor, paciência, decepção, verdadeira amizade e piedade de seus inimigos.