
As iconografias são imagens que se veem associadas a histórias, personagens ou lugares. Em algumas séries alguns tipos de imagens são usados com grande significado narrativo ou estético. E acabam se tornando representativas da série ou daquele universo, muitas vezes por “culpa” dos fãs.
E estas iconografias acabam ajudando a vender a série e ilustrar souvenirs sobre o programa, gerando receitas. Tornam-se símbolos tão fortes que o nome da série passa a ser dispensável para entender que se fala dela. Veja, então, 11 exemplos de iconografias bastante representativas de séries de televisão:
11 – “Airwolf“

Primeira aparição: episódio piloto
É a típica insígnia de jaqueta militar que mostra o mascote do comando ao qual pertence aquele oficial. A insígnia mostra a cabeça de um lobo feroz com pele de cordeiro e asas; isto se explica pelo helicóptero da série, que era uma arma tática experimental, criado para parecer um veículo civil, sem armamento ou vantagem visível.
10 – Logo de Manticore (“Dark Angel”)

Primeira aparição: episódio piloto
Manticore é o projeto por trás da criação de humanos mais evoluídos. Leva o nome de uma quimera (uma mantícora) descrita como um monstro enorme com corpo de leão vermelho, rabo de escorpião e cabeça de homem com uma boca enorme cheia de presas (às vezes asas de morcego são incluídas). A criatura, feroz e violenta, era tida como capaz de enfrentar exércitos. 9 – Emblema dos Visitantes

Primeira aparição: episódio piloto
Criado para contrastar com os uniformes vermelhos dos Visitantes, seu emblema foi criado para que se assemelhe geometricamente a uma cruz hindu, já que, por associação, causa um efeito emotivo similar ao que causou Hitler com o símbolo do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. O emblema tem caráter tanto monárquico quanto militar, já que os Visitantes referem-se a sua máxima autoridade como “Nosso Grande Líder”.
8 – Tatuagem misteriosa

Primeira aparição: episódio piloto
Esta tatuagem é a única coisa que pode conectar John Doe (Dominic Purcell) com seu misterioso passado, mas ele não sabe o que significa. Ao longo da série insinuou-se que a imagem poderia ser uma espécie de cicatriz, o logotipo do projeto que fazia experiências com seres humanos ou o fragmento de uma imagem muito maior e complexa (que poderia ter relação com a Organização Fênix). Por causa do precoce cancelamento da série, o mistério nunca foi revelado.
7 – Crânio e muletas

Primeira aparição: Episódio 1
É o logo usado para transmitir uma mensagem preventiva sobre o perigo de reproduzir as acrobacias que são vistas no programa: acabou se tornando o símbolo do reality show. Está baseado em Jolly Roger, a bandeira pirata, a mais conhecida e característica bandeira de piratas (um crânio com duas tíbias ou espadas, depende). A função principal é advertir os espectadores.
6 – Emblema da iniciativa Dharma

Primeira aparição: Episódio 1, temporada 2 – “Man of Science, Man of Faith”
Apesar de existirem diversas variações da iniciativa DHARMA, todos se baseiam nos oito trigramas octogonais da cosmologia taoísta (Bagua). A diferença principal entre as variações está no círculo do centro, cada signo representa uma estação e postos investigativos, podem aparecer desenhados em diversos objetos, tatuados em alguns animais ou pintados em vários lugares determinados da ilha.
5 – O Sorriso Vermelho (“The Mentalist”)

Primeira aparição: episódio piloto
É a assinatura do assassino em série Red John, principal vilão da série, que matou a mulher e a filha de Patick Jane (Simon Baker). A cor vermelha tem uma presença particular em todas a série. Além da ligação óbvia com o sangue, cada um dos episódios (exceto o piloto) tem um título que usa ou faz referência de alguma maneira a esta cor. O sorriso vermelho é a primeira coisa que alguém vê quando entra em uma casa em que houve um assassinato.
4 – O Símbolo (“Heroes”)

Primeira aparição: Episódio 2, temporada 1 – “Don’t Look Back”
O símbolo com o qual mais rapidamente a série se vinculou tem várias referências : por um lado se assemelha à união dos ideogramas japoneses: Sai, que significa “grande talento” e “Eu” que é “benção divina”. Também se compara a uma cadeia de RNA e é usado como emblema pessoal de Takezo Kensei. O símbolo aparece em todas as partes as ilustrações de Isaac Mendez, na capa do livro de Chandra Suresh, ou como uma tatuagem na espada de Jessica.
3 – O logotipo de Nerv

Primera aparición: Episodio 1 – “El ataque del ángel”
NERV é uma empresa e organização paramilitar que tem controle econômico total sobre o mundo, a realizar todos os tipos de materiais de uso diário, como alimentos, roupas, armas, sistemas de defesa. O logo desta “empresa maligna” é uma silhueta de uma folha de figueiras (uma planta medicinal) e seu lema é “Deus está em seu paraíso. Tudo está bem com o mundo.”
2 – Retrato falado de Heisenberg (“Breaking Bad”)

Primera aparición: Episodio 1, temporada 3 – “Crawling”
Depois do assassinato de Tuco Salamanca (Raymond Cruz), o cartel envia os primos do traficante para que matem quem considera o responsável, Walter White (Bryan Cranston). Levam um desenho em um papel rasgado com o retrato falado de Heisenberg para localizá-lo e oferecem esta imagem à Santa da Morte para que White não escape de seu castigo. Não se sabe quem é o autor do desenho, mas sem dúvida é alguém que está ligado ao cartel de Juárez.
1 – Insígnia da Frota Estelar (“Star Trek”)

Primeira aparição: Episódio piloto
O desenho deste logo vai mudando através do tempo e em cada nova encarnação (ou geração) da série mas sempre representa a Frota Estelar, uma agência de organização militar criada para a investigação e exploração do espaço profundo sob as ordens da Federação Unida de Planetas. A insígnia é uma representação de uma flecha apontando para cima, representando o avanço em direção ao espaço.

