O Coronel Tertúlio (José de Abreu) sofre com um desejo de vingança em Canta Pedra ao ser acusado de uso irregular de pesticida que pode ter adoecido parte da população em “Mar do Sertão”. O pai de Tertulinho (Renato Góes) se torna alvo de Pajeú (Caio Blat), mas José (Sergio Guizé) acaba recebendo uma proposta de um aliado BEM improvável até agora.
Vespertino sonda José sobre o Coronel em “Mar do Sertão”
A raiva que José sente da família do Coronel vai preocupar Candoca (Isadora Cruz) cada vez mais. O rapaz vai ser procurado por Sabá Bodó (Welder Rodrigues), que comemora a união com o homem influente, mas com um plano maior.
O prefeito de Canta Pedra vai aproveitar a oportunidade para se vingar de Tertúlio e tirar dinheiro de José. Enquanto isso, Pajeú tenta matar o Coronel, mas acaba sendo impedido por Deodora (Débora Bloch), que coloca o capanga para correr.
O Coronel ainda vai ser incentivado a investir em mais veneno para a plantação e Deodora sugere que culpe o responsável pela transação. A megera, inclusive, afirma que o verdadeiro culpado vai se apresentar para a polícia.
Nesse meio tempo, Vespertino (Thardelly Lima) propõe se associar a José para colocar Tertúlio na cadeia. A proposta o deixa receoso, mas não demora até o Coronel decidir usar Timbó (Enrique Diaz) como “testa-de-ferro”.
Candoca tenta convencer Pajeú de se vingar, mas sem sucesso. O rapaz acaba descobrindo que sua arma foi trocada, se desespera e não demora até ficar sabendo que Timbó foi preso, depois de armarem provas falsas em sua casa.