O remake de “Vale Tudo” começa diretamente de Foz do Iguaçu, com cenas em Angra dos Reis e Paraty
O remake de “Vale Tudo”, escrito por Manuela Dias com direção artística de Paulo Silvestrini, estreia na Globo. A nova novela faz uma releitura de um dos maiores títulos da teledramaturgia brasileira, de 1988, com autoria de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.
As gravações começaram em Foz do Iguaçu, no Paraná, com sequências filmadas em diversas locações, visíveis desde as primeiras cenas. Em seguida, a equipe seguiu para o Rio de Janeiro, se dividindo entre a capital, Angra dos Reis e Paraty. Confira detalhes sobre os cenários do remake!
Onde foi gravado o remake de “Vale Tudo”?
A novela gira em torno de Raquel (Taís Araújo), que criou com esforço a filha Maria de Fátima (Bella Campos), trabalhando como suplente de guia de turismo em hotel de Foz do Igaçu. No entanto, sofre uma grande decepção.
Depois da morte do avô, Maria de Fátima vende a casa que moram, sem a mãe saber, fugindo para o Rio de Janeiro com o dinheiro. A pilantra, eventualmente, se aproxima da poderosa Odete Roitman (Débora Bloch), dona do Grupo Almeida Roitman.

Com a proposta de valorizar a brasilidade em sua essência, de acordo com a Globo, “Vale Tudo” gravou cenas em locais populares de Foz do Igaçu. Marcando o contraste entre luxo e simplicidade, bairros das zonas central, norte e sul do Rio de Janeiro também serviram como cenário.
“Mais do que criar e decorar ambientes, nosso objetivo foi construir um universo visual que celebra o Brasil em toda a sua potência artística, com cenários que são extensões das personalidades dos personagens e, ao mesmo tempo, uma homenagem às diferentes expressões de brasilidade”, declarou Carolina Pierazzo, produtora de arte da novela.

Dos 17 cenários da novela, três são fixos e construídos dentro dos Estúdios Globo. A parte interna da casa da Celina (Malu Galli), o apartamento de Marco Aurélio (Alexandre Nero) e a TCA foram ambientados no local. A cidade cenográfica, com 7.800 m², representa as zonas sul e norte da cidade, incluindo o núcleo de Vila Isabel e a Tomorrow.
Gravações de “Vale Tudo” em Foz do Iguaçu
O início das gravações da novela, por outro lado, aconteceu em Foz do Iguaçu. No total, foram 11 dias na cidade, em locações como o Parque Nacional do Iguaçu, que aparece em uma das primeiras cenas, onde Raquel mostra a beleza das Cataratas e acontece o primeiro ensaio de moda de Maria de Fátima.

As cerca de 30 cenas gravadas na cidade paranaense, além disso, também tiveram como cenário a Ponte da Amizade, onde Salvador (Antonio Pitanga) atua como fiscal na alfândega, bem como o Parque das Aves e do Marco das Três Fronteiras.
Os lugares serviram para criar contexto da origem de Maria de Fátima e Raquel. A Globo também gravou em alguns hotéis para mostrar o encontro de César com a dondoca e escolheu uma casa local para pertencer a Salvador.

“Vale Tudo” também tem cenas gravadas em Angra dos Reis e em Paraty, no Rio de Janeiro, entre janeiro e fevereiro. No total, a equipe gravou 70 cenas, durante 20 dias, nas cidades da Costa Verde do Estado. Uma das sequências inclui o encontro de Maria de Fátima com Rubinho (Júlio Andrade) em evento da Tomorrow.
Entre elenco e equipe, foram cerca de 85 pessoas envolvidas nos bastidores. As locações incluíram uma casa na Ponta do Algodão e a Ilha dos Coqueiros, em Angra dos Reis, bem como diversos locais do Centro Histórico, no Saco do Mamanguá, e no interior de uma pousada em Paraty.
