Como termina o remake de “Pantanal”: relembre todos os finais exibidos pela Globo

Depois de seis meses no ar, o remake de “Pantanal” chegou ao fim nesta sexta-feira (7), proporcionando fortes emoções ao público. O último capítulo seguiu o que foi proposto por Benedito Ruy Barbosa, avô de Bruno Luperi, lá em 1990, mas com pequenas modificações — apenas três dos quatro casamentos foram mantidos. Relembre como termina a história!

O que acontece no final de “Pantanal”: relembre os desfechos

Casamento triplo na fazenda

Um altar foi montado no fazenda para celebrar a união de três casais: José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes), Zé Lucas (Irandhir Santos) e Irma (Camila Morgado), Tadeu (José Loreto) e Zefa (Paula Barbosa).

Filó (Dira Paes), Zefa (Paula Barbosa) e Irma (Camila Morgado) se casam em
Globo/Estevam Avellar

Na primeira versão, Marcelo (Lucas Leto) e Guta (Julia Dalavia) eram incentivados por Zuleica (Aline Borges) a aproveitarem a presença do padre, mas no remake apareceram apenas como convidados, ao lado do bebê.

Outra novidade é que a cena contou com atores de 1990, como Cristina Oliveira, Ingra Lyberato, Giovanna Gold e Sérgio Reis, que se encontraram com o elenco atual, rendendo ótimos registros e emocionando o público.

Zaquieu arranjou um par

https://twitter.com/tvglobo/status/1578566691616964608

A festa de casamento rendeu demais – até para Zaquieu. Além de rever Alcides e Maria Bruaca, o peão ainda encontrou um companheiro em Zóinho (Thommy Schiavo), com direito a beijo, provando que a festa serviu para unir casais.

Zé Leôncio morre após a lua-de-mel

Zé Leôncio realizou um último sonho ao ter uma noite de núpcias incrível com Filó, mas se sentiu mal pouco tempo depois, quando sofre uma parada cardíaca e morre. Inicialmente, a esposa pensou que pudesse estar dormindo.

Em uma adaptação, uma chalana levou o corpo de Leôncio, com os próprios herdeiros como tripulantes, além dos peões e familiares, que fizeram questão de prestigiá-lo. No lugar da salva de tiros, foi feita uma outra homenagem.

Velho do Rio passa o bastão para o filho

Depois de ver o Velho do Rio (Osmar Prado) no quadro da fazenda pela primeira vez, Zé Leôncio tem um encontro emocionante com o pai, enquanto agoniza e morre. O fazendeiro enfim descobriu o que aconteceu com Joventino.

Emocionado em revê-lo, Zé Leôncio ficou sabendo como o pai se transformou no guardião do Pantanal e que seria o próximo a manter a região e os familiares protegidos, assumindo o posto de Velho do Rio no último capítulo.

A última cena do rei do gado, já na pele do ser místico, foi com os netos, para quem apareceu, fazendo Filó sofrer. A filha de Jove (Jesuíta Barbosa) e o filho de José Lucas (Irandhir Santos) se sentiram presenteados com a visita do avô.

Maria Bruaca e Alcides em final feliz

Na primeira versão de “Pantanal”, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré) não foram vistos depois de partirem para o Sarandi, mas o último capítulo mostrou que tiveram um tão sonhado final feliz.

Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré)
Globo/ Estevam Avellar

Enquanto Maria segurou o netinho no colo pela primeira vez, se acertando com Guta, a mocinha também se desculpou com Alcides (Juliano Cazarré) por ter desconfiado do peão e foi vista dançando com ele no casamento triplo.

Zuleica ganha um novo amor

Quem pensou que Zuleica ficaria sofrendo, teve uma grata surpresa no último capítulo, onde encontrou um novo amor: Eugênio (Almir Sater). Isso também não aconteceu na primeira versão da novela em 1990.

O que se manteve foi a carreira profissional de Zuleica, que se torna dona das terras de Tenório (Murilo Benício), fechando uma sociedade com Zé Leôncio, com quem tinha expectativa de tocar grandes negócios.

Mais finais felizes

Com a morte de Zé Leôncio, Jove cumpre o desejo do pai e fica responsável por cuidar do que era dele. Juma (Alanis Guillen) cedeu e acabou aceitando morar na fazenda, onde assistiram a herdeira, Maria Leôncio Marruá, crescer.

Muda (Bella Campos) e Tibério (Guito) também ganharam um “felizes para sempre” ao se acertarem e comemorarem o nascimento do filho. No último capítulo, o violeiro fez uma moda para a amada, com a ajuda de Sergio Reis.

Irma (Camila Morgado) e José Lucas (Irandhir Santos) no fim de
Globo/Estevam Avellar

Guta e Marcelo também terminaram a novela felizes, assim como Irma e Zé Lucas, tirando do papel o projeto de escola na região, que conta com o apoio de Mariana (Selma Egrei), optando por permanecer perto nos netos no Pantanal.

Zaquieu se torna o melhor da fazenda

Como Renato (Gabriel Santana) desiste de fazer vingança e deixa de ser uma ameaça, Zaquieu (Silvero Pereira) se tornou o homem de confiança de Tibério e ganhou cada vez mais atribuições como peão.

O personagem de Guito conseguiu mudar para um lugar só seu, ao lado de Muda, em terras doadas por Zé Leôncio. Todas as crianças foram vistas grandes e correndo pelas terras pantaneiras com suas respectivas amizades.

Mais sobre o fim de “Pantanal”