Quem é o herdeiro do Mangue Seco em “Tieta”: relembre o fim do mistério

O Mangue Seco tem dono improvável, que não fazia ideia sobre herdar a posse das terras, revelação que abala “Tieta”

O mistério sobre o verdadeiro dono e herdeiro do Mangue Seco promove uma grande reviravolta ao ser revelado em “Tieta”, novela de 1989, em reprise no “Vale a Pena Ver de Novo”. A região, que fica na Bahia, foi palco de diversas cenas escritas por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn.

Confira!

Quem é o dono e herdeiro do Mangue Seco em “Tieta”

Santana do Agreste, onde se passa a novela, constantemente alimenta alguns mistérios que acontecem na cidade. Por vezes, vários deles permanecem um tempo sem respostas, como o da famosa Mulher de Branco, por exemplo, que ataca os homens despretensiosamente.

“Tieta” (Crédito: Globo/ Bazilio Calazans)

No mundo real, o Mangue Seco existe e fica localizado em um vilarejo, no norte da Bahia. O nome, além disso, surgiu diante de suas dunas e o manguezal. O local, atualmente, recebe muitas visitas de turistas, atraídos por suas belezas naturais.

Mais para a frente, “Tieta” revela que Tonha (Yoná Magalhães), a viúva de Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), é a proprietária das valiosas terras, além de seu irmão desconhecido. A protagonista de Betty Faria pede a ajuda de Tonha para encontrar alguns documentos em uma caixa antiga e se depara com a informação.

Como Tonha descobre que é dona do Mangue Seco em “Tieta”

Em cenas que vão ao ar na novela, Tieta encontra o documento importante, questionando o sobrenome de solteira de Tonha: Ferreira. “Se eu te disser que, além de tu ter ficado bonita, vai ficar milionária…”, reage a protagonista, em referência também à transformação de visual da amiga.

Tonha (Yoná Magalhães) em nova fase de “Tieta” (Crédito: Reprodução/Globoplay)

“Eu? Dona de Mangue Seco?”, responde Tonha, visivelmente atordoada com a revelação. Em seguida, Tieta explica que “Maria Antônia Esteves”, filha de Maria do Carmo Ferreira, que nasceu com o sobrenome Antunes, teria direito às terras. A vida dela, posteriormente, passa por grande virada.

Mais sobre “Tieta”