Sempre arrumando um jeito de causar na vida de Candoca (Isadora Cruz) em “Mar do Sertão”, Tertulinho (Renato Góes) irá ainda mais fundo ao provocar a personagem em seu ponto mais fraco.
Designado para levar Manduca para escola, o filho de Coronel Tertúlio (José de Abreu) ignorará as ordens da ex-esposa e fará questão de desaparecer com o garoto, deixando a protagonista preocupada.
Manduca sumirá ao lado de Tertulinho
Ainda sem conseguir engolir o relacionamento de Candoca com José Mendes (Sérgio Guizé), o filho de Deodora (Débora Bloch) decidirá provocar a ex-mulher em seu ponto mais sensível.
Tendo direito de visitar Manduca por ser o pai registrado na certidão de nascimento do menino, ele pegará a criança e, ao invés de levá-lo para escola, decidirá dar um passeio.

Descumprindo as ordens de Candoca, ele não se preocupará com as necessidades do pequeno, ignorando o desconforto visível de Manduca em sair andando sem rumo algum.
Neste momento, a protagonista já estará atrás de seu filho e se desesperará ao perceber que ele não está na escola e nem mesmo na casa de Tertulinho, que estará vazia.

Sem saber onde procurar pelos dois, a médica entrará em desespero, sendo amparada por José. Andando durante horas e horas, Tertulinho só retornará à noite.
Ao ver o rapaz chegando com seu filho, Candoca despejará toda sua raiva e proibirá que o ex-marido veja Manduca depois de aprontar isso.