“Terra e Paixão” promove cenas tensas envolvendo o divórcio de Irene (Gloria Pires) e Antônio (Tony Ramos), que entram em guerra, transformando a fazenda em um campo minado. Ao retornar da clínica, Petra (Debora Ozório) toma para si a missão de apaziguar as coisas entre os pais.
Petra media divórcio de Irene e Antônio em “Terra e Paixão”
Petra aconselha Irene a sair de casa para não tornar as coisas piores. Pouco antes do retorno da filha, a vilã se recusa a aceitar o divórcio e imposições do ex-marido, mas acaba mudando de ideia.
A herdeira do casal faz com que tudo corra bem e assinem os papéis sem mais brigas e discussões. Mesmo contra a sua vontade, Irene deixa a fazenda, mas garante a Angelina (Inez Viana) que vai voltar.
Depois de descobrir que a mãe mandou presente macabro de casamento para Antônio e Agatha (Eliane Giardini), Petra repreende Irene, sugerindo que busque um recomeço longe de qualquer climão.
O que Petra nem imagina que é Agatha é mãe de Hélio (Rafa Vitti) e vai até sugerir ajudar para que fiquem juntos. O rapaz, por outro lado, rompe com ela e garante que não é seu aliado nos planos contra os La Selva.