“Terra e Paixão” leva ao ar cenas cheias de tensão depois que Petra (Debora Ozório) decide depor contra Antônio (Tony Ramos) ao ter a intuição de que foi o pai quem armou para Lucinda (Débora Falabella) levar um tiro. A protagonista não vai mais hesitar em entregá-lo.
Petra decide depor conta o próprio pai em “Terra e Paixão”
Petra deduz que foi Antônio quem mandou atirar em Lucinda ao receber a notícia do atentado. O fazendeiro contrata um matador para fazer o serviço sujo em vingança contra Marino (Leandro Lima).
Antônio pensa em voltar atrás, mas o matador garante que o serviço foi feito, quando a esposa de Marino fica em estado grave. O delegado chega a enfrentar o rival de mão armada, mas é contido.
As investigações continuam até que se tenha prova concreta, mas Marino manda fazer um retrato falado do matador, disposto a pegar o bandido para poder também colocar Antônio na cadeia.
Lucinda não vai apresentar uma melhora significativa, entrando em coma, quando é transferida para um quarto, onde Marino vai visitá-la todos os dias, torcendo pela sua recuperação.