“Terra e Paixão” passa por virada depois que o abusador de Petra (Debora Ozório) é revelado como Dirceu (Eriberto Leão), irmão de Irene (Gloria Pires), que vai parar atrás das grades depois de uma armadilha da própria protagonista em parceria com Marino (Leandro Lima), fazendo com que a vilã vivencie remorso profundo.
Irene sente remorso ao descobrir sobre Dirceu em “Terra e Paixão”
Depois que Anely (Tata Werneck) e Flor (Letícia Laranja) concordam em se unir a Petra, Graça (Agatha Moreira) e Luigi (Rainer Cadete) para desmascarar Dirceu, Marino entra na jogada e faz um plano certeiro.
.png.jpg)
Disposta a colocar o tio na cadeia e impedir que faça novas vítimas, Petra atrai o abusador para perto do rio, onde força a confessá-lo o que fez com ela ainda na infância, sendo preso em flagrante pelo delegado.
Irene, que já vai ter sido avisada pela psiquiatra sobre a mudança no comportamento de Petra após Dirceu chegar em Nova Primavera, fica desolada com a descoberta e promete até matar o irmão.

Irene acolhe Petra e se sente culpada por não ter percebido o mal que o irmão fez à filha na infância. A mocinha chega a visitar Dirceu na cadeia para disparar mais algumas verdades ao seu abusador e poder superar o trauma.