Mesmo desconfiando que sempre foi tratado de forma diferente por José Leôncio (Marcos Palmeira) em “Pantanal”, Tadeu (José Loreto) nunca imaginou que poderia ser verdade o fato de que Filó (Dira Paes) mentiu sobre a sua paternidade.
Será somente quando ele ouvir da boca de sua mãe que o fazendeiro não é sei pai, que a ficha do peão irá cair e ele surtará. Sentindo-se enganado, ele fugirá da fazenda e será consolado pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que aparecerá para ele pela primeira vez.
Velho do Rio consolará Tadeu
Sem nunca ter conseguido aceitar o fato de que José Leôncio tratava melhor Jove (Jesuíta Barbosa) e até mesmo Zé Lucas (Irandhir Santos), o mundo de Tadeu irá desabar assim que ele descobrir que não é filho biológico do fazendeiro.
Acreditando durante toda a sua vida que o homem que ele mais admirava era o seu pai, ao ouvir uma conversa de Filó, ele descobrirá que a mãe mentiu durante todos esses anos, enganando a todos.
Inconsolável e extremamente revoltado, ele montará em seu cavalo e fugirá das terras de José Leôncio, sem rumo e sem direção. Disposto a deixar de vez as terras do protagonista, Tadeu será interrompido pelo Velho do Rio, que aparecerá pela primeira vez para o rapaz.
Em um momento emocionante, a entidade mística confortará o personagem e o fará entender que, apesar de não ter o sangue de José Leôncio, ele é filho do coração do fazendeiro, por ter sido criado em sua garupa.
“Volta lá e diz que o Velho do Rio te chamou de neto!”, dirá o ser sobrenatural, deixando Tadeu completamente em choque.