Logo depois do maior salto temporal de “Renascer”, quando a novela entra na segunda fase e se passa nos dias atuais, José Inocêncio (Marcos Palmeira) é visto em outra fase de sua vida, priorizando, sobretudo, os negócios, além de reclamar dos quatro filhos com Deocleciano (Jackson Antunes).
José Inocêncio reclama dos filhos com Deocleciano em “Renascer”
A primeira cena após a passagem de tempo mostra João Pedro (Juan Paiva) leva as sacas de cacau da fazenda Jequitibá Rei para Ilhéus. O herdeiro desprezado pelo fazendeiro vai, pouco a pouco, conquistando seu espaço.
João Pedro é um dos únicos irmãos que sabe sobre o facão enterrado aos pés do Jequitibá. O fazendeiro deixa claro ao rapaz que não faz negócio com Egídio (Vladimir Brichta) e reclama do dia a dia com os filhos para o amigo.
Quando João Pedro oferece emprego para Mariana (Theresa Fonseca) na fazenda, José Inocêncio repreende o filho por levá-la até lá sem sua permissão, momento em que tem início o triângulo amoroso da trama.
Nessa altura do remake, João Pedro se sente traído ao saber que o pai e Inácia (Edvana Carvalho) já sabiam do parentesco de Mariana com Belarmino (Antonio Calloni) e sente ciúmes ao ver a jovem e José Inocêncio mais próximos.