O lado sombrio de Renato (Gabriel Santana) irá aflorar mais a cada capítulo de “Pantanal”. Provando ser filho de sangue de Tenório (Murilo Benício), ele se interessará tanto pela matança que se oferecerá para tirar a vida de Tadeu (Jose Loreto).
Sabendo que o peão é o grande amor de Zefa (Paula Barbosa), ele não medirá esforços para tirar o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) do caminho – algo que nem mesmo será considerado por seu pai.
Obsessão de Renato faz ele planejar morte
Deixando Zefa cada dia mais desconfortável em ter voltado a trabalhar na fazenda de Tenório, Renato, além de assediá-la constantemente, irá arquitetar para acabar com a vida do homem por quem ela é apaixonada.
Irritado por sempre ver a personagem correndo atrás de Tadeu, o jovem será influenciado pela vingança de Tenório contra os Leôncio e planejará a morte do ex-namorado da funcionária.
Após ter algumas aulas de tiro com Solano (Rafa Sieg) e por dentro de todos os planos de seu pai, Renato assustará ao provar que seu lado sombrio é pior do que todos imaginavam.
Determinado, ele se prontificará a ser o responsável a tirar a vida de Tadeu com suas próprias mãos. Nem mesmo considerando a atitude do filho, Tenório dispensará seu trabalho, falando que ele não ajudará em nada.
Quanto à ideia de vingança, o grileiro decidirá focar os esforços somente em José Leôncio, pedindo para Solano que elimine o patriarca da família direto, para não derrubar tanto sangue e fazer com que todos caiam de uma vez.