Damião (Xamã) chegou para tumultuar tudo no remake de “Renascer”. Dividido entre dois amores, Ritinha (Mell Muzillo), com quem é casado, e Eliana (Sophie Charlotte), sua amante, o protagonista passa por reviravolta no fim, caso a novela continue seguindo a versão original, quando o capanga era interpretado por Jackson Antunes.
O que acontece com Damião no final de “Renascer”
Interpretados por Isabel Fillardis e Jackson Antunes em 1993, Ritinha e Damião não terminaram a novela juntos. Assim como mostra o remake, o peão se envolve com Eliana, vivida por Patricia Pillar.

Depois da morte do ex-marido, José Venâncio (Taumaturgo Ferreira), Eliana se envolve também com o coronel Teodoro (Herson Capri) que, na versão atual, se chama Egídio (Vladimir Brichta).
Com a morte de Egídio,assassinado por Mariana (Adriana Esteves), Eliana vira dona de todas as suas terras e Damião, seu funcionário, se aproveitando de todos os benefícios.

Enquanto Damião aprecia os luxos da vida boa que a amante leva, Ritinha mantém um caso com Bento (Marcello Melo Jr.), o mais malandro dos filhos de José Inocêncio (Antonio Fagundes), engravidando dele.
Ritinha tenta enganar Damião e fazê-lo assumir o filho, mas o próprio peão descobre sobre Bento e pressiona o rapaz, que oficializa o relacionamento com a moça.