A antiga casa de Jacutinga (Juliana Paes) está prestes a virar uma pensão. Cansada das humilhações vividas em sua própria casa, Dona Patroa (Camila Morgado) abandonará Egídio (Vladimir Brichta) e buscará abrigo com sua filha, Sandra (Giullia Buscacio).
Iolanda será agredida pelo vilão e esta será a gota d’água da relação deles.
“Renascer”: Dona Patroa abandona Egídio
Mulher de fé, Dona Patroa fez de tudo para passar pano para o marido, um homem agressivo, cruel e inescrupuloso, mas os dias de sofrimento sob a batuta de Egídio estão prestes a chegar ao fim.

Iolanda colocará um ponto final no casamento depois de ser agredida fisicamente pelo marido, que revelará cada dia mais seu lado cruel depois de matar José Venâncio (Rodrigo Simas) em uma emboscada.
Com medo, Dona Patroa sairá de casa e buscará abrigo com Sandra, que agora vive na antiga casa de Jacutinga com seu sócio, Rachid (Almir Sater), e Eliana (Sophie Charlotte), expulsa da fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira). Lá, ela encontrará uma nova vida.
O libanês se encantará por Patroa e, aos poucos, conquistará o coração dela, enquanto Egídio se envolverá com Eliana, que só está de olho nas terras dele e o fará de corno ao continuar com romance com Damião (Xamã).