A vida mansa de Zé Augusto (Renan Monteiro) e Zé Bento (Marcello Melo Jr) está com os dias contados em “Renascer”. Depois da morte de Zé Venâncio (Rodrigo Simas), José Inocêncio (Marcos Palmeira) baixará uma nova norma na fazenda e obrigará os filhos a irem para a lida caso queiram continuar morando lá de graça.
“Renascer”: Zé Augusto e Zé Bento vão para a roça
Depois de repartir as terras de Maria Santa (Duda Santos) com os quatro filhos, Inocêncio sofreu uma decepção atrás da outra ao ver os três mais velhos jogarem toda a responsabilidade sobre a produção de cacau nas costas de João Pedro (Juan Paiva), o único dos irmãos que não foi enviado a Salvador para estudar e virar doutor.
Os três arrendaram as terras a João Pedro, dividindo com ele o lucro das próximas safras, mas essa política está prestes a acabar.

Inocêncio, que sempre reclamou dessa postura dos outros filhos, obrigará Zé Bento e Zé Augusto a trabalharem na roça caso queiram continuar na fazenda sem fazer nada. Os dois irão para a lida com João Pedro e ficarão exaustos com a rotina puxada.

Já na fazenda, eles reclamarão de dores nos pés por terem pisado no cacau, sob as ordens do pai, e ouvirão um recado bem claro de Inácia: ambos deverão deixar a fazenda se não forem novamente para a roça.
Zé Bento, porém, não se dará por vencido e voltará a reclamar do assunto com João Pedro. Mostrando-se cansado, ele confessará ao irmão que pensa em vender suas terras, pegar o dinheiro e viajar pelo mundo.