Quando Raquel denuncia Marcos em “Mulheres Apaixonadas”? Sofrerá muito ao longo da novelaa

O abusivo e violento relacionamento entre Raquel (Helena Ranaldi) e Marcos (Dan Stulbach) em “Mulheres Apaixonadas” até hoje, 20 anos depois da primeira exibição da novela, ainda choca o público. Especialmente porque a professora de educação física demora para finalmente tomar coragem e denunciar o marido à polícia.

“Mulheres Apaixonadas”: Raquel denuncia agressões de Marcos

Somente na reta final de “Mulheres Apaixonadas” Raquel reúne forças e coragem para ir a uma delegacia e denunciar Marcos pela série de agressões sofridas ao longo de toda a novela. É Helena (Christiane Torloni) quem incentiva a professora a procurar a polícia e quem fica ao lado da vítima o tempo todo.

Na delegacia, Raquel presta um depoimento dizendo que foi repetidamente agredida pelo marido e relata todas as violências que sofreu durante todo o casamento. Na ocasião, o casal já está separado.

Pouco tempo depois, Marcos é intimado pela polícia, mas não vai preso. O personagem, inclusive, continua ameaçando Raquel e chega a sequestrar Fred (Pedro Furtado) ao descobrir que o jovem tem um relacionamento amoroso com sua ex-mulher.

A cena em que Raquel denuncia o marido agressor foi de grande importância na época: após a exibição do capítulo, o número de denúncias contra violência doméstica aumentou em todo o Brasil. Pouco mais de dois anos depois da exibição da novela, a Lei Maria da Pena, que coíbe atos de violência doméstica contra a mulher, foi instituída em todo o Brasil.

“Mulheres Apaixonadas”