Quem morre em “Mulheres Apaixonadas”: novela teve três mortes impactantes

Na novela “Mulheres Apaixonadas”, três mortes impactantes de personagens importantes movimentaram a trama e causaram grande comoção quando foram exibidas pela primeira vez, 20 anos atrás. Relembre quem morre no folhetim escrito por Manoel Carlos:

Quem morre em “Mulheres Apaixonadas”

Morte de Fernanda

Fernanda (Vanessa Gerbelli) e Téo (Tony Ramos) em
Globo/João Miguel Júnior

A morte de Fernanda (Vanessa Gerbelli) em “Mulheres Apaixonadas” acontece na metade final da novela em uma sequência de cenas que entrou para a história da TV.

No capítulo 150, Fernanda e Téo (Tony Ramos) são baleados durante um confronto da polícia com bandidos em uma rua do Leblon, no Rio de Janeiro. Presos no meio de um tiroteio, os personagens são atingidos por balas perdidas e são levados ao hospital. O saxofonista se recupera, mas a ex-prostituta não resiste e morre pouco depois de receber a visita da filha, Salete (Bruna Marquezine).

Após a morte de Fernanda, ficção e realidade se misturaram na novela quando o assunto do desarmamento foi abordado. Promovida pelo Movimento Viva Rio, a passeata Brasil Sem Armas reuniu cerca de 40 mil pessoas em Copacabana e acabou fazendo parte da trama.

Globo

O movimento que tinha o objetivo de pressionar a aprovação do Estatuto do Desarmamento obteve sucesso e foi sancionado em 23 de dezembro de 2003, dois meses depois do último capítulo da novela ir ao ar.

Fred e Marcos morrem em “Mulheres Apaixonadas”

Dan Stulbach e Pedro Furtado em
TV Globo / Gianne Carvalho

Cansada de ser vítima de violência doméstica, Raquel (Helena Ranaldi) finalmente toma coragem e denuncia Marcos (Dan Stulbach) à polícia. O vilão, no entanto, permanece solto e, com a ajuda de Dóris (Regiane Alves), arma uma emboscada para Fred (Pedro Furtado) ao saber que o jovem está tendo um caso com sua ex-mulher.

Em uma das sequências mais fortes da novela, Marcos aponta uma arma para Fred e o obriga a entrar no seu carro. O agressor começa a dirigir em alta velocidade pela estrada e manda o jovem telefonar para Raquel. Ao saber do sequestro, a professora vai em direção ao local indicado pelo ex-marido e inicia uma perseguição.

Dentro do carro, Marcos e Fred entram em uma briga, fazendo com que o veículo fique desgovernado e caia em um penhasco. Raquel presencia o trágico acidente e começa a chorar ao ter certeza de que ambos estão mortos.

No último capítulo de “Mulheres Apaixonadas”, Raquel lamenta a ausência de Fred, mas anuncia a todos ao anunciar que está esperando um bebê do rapaz.

“Mulheres Apaixonadas”