“Pantanal” passa por mais uma reviravolta com a morte de um Leôncio nos últimos capítulos. Com a chegada de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) na fazenda, Zé Lucas (Irandhir Santos) consegue sentir o cheiro de tragédia de longe e demonstra a maior preocupação com a vida do rei do gado (Marcos Palmeira), com premonição certeira. Entenda!
Quem vai morrer em “Pantanal”: Zé Lucas prevê tragédia
O peão vai ser possuído pelo cramulhão e logo sopra o que pensa para o patriarca. “Não to lhe ricriminâno, pai. Só tô preocupado. Com o passado dele (Tenório)… Pra quem já mando matá tanta gente, o que seria manda matá mais um?”.
“Se a gente tivé medo de fazê o que é certo nessa vida, filho, uma hora ou ôtra vâmo tê que se dobrá pra quem só qué fazê o errado! Esse Tenório num pode sê pior que um marruá… E eu já peguei tantos”, rebate o fazendeiro, irredutível.
“Esse o sinhor num vai conseguî trazê nem no laço, pai… Vai tê que matá ou, então, ele te mata!”, conclui Zé Lucas, sobre uma tragédia que por bem pouco não acontece, já que o vilão contrata um jagunço para exterminar a família vizinha.
Zé Lucas acaba sendo baleado e fica em estado grave, mas o Velho do Rio (Osmar Prado) consegue trazê-lo de volta à vida, para a alegria de Zé Leôncio. O problema é que o fazendeiro não consegue fugir da morte muito tempo.
Nos últimos capítulos da novela, depois de casar com Filó (Dira Paes), Zé Leôncio sobre um mal súbito e acaba morrendo, quando finalmente encontra o ser místico, que afirma que deve dar continuidade à sua missão no Pantanal.