Remake de “Vale Tudo” aposta em “quem matou” Odete Roitman com muitas mudanças em relação à versão de 1988
O remake de “Vale Tudo” levou ao ar uma morte inédita para Odete Roitman (Debora Bloch). A vilã foi assassinada no capítulo desta segunda-feira (6) com direto a vários suspeitos na lista e muitas diferenças para a trama original, exibida em 1988, que teve um desfecho bem diferente para a antagonista.
Confira todas as mudanças!
Quem matou Odete Roitman em “Vale Tudo”
Principais suspeitos da morte de Odete Roitman
O remake, escrito por Manuela Dias, destaca como principais suspeitos Celina (Malu Galli), Heleninha (Paolla Oliveira), Maria de Fátima (Bella Campos), Marco Aurélio (Alexandre Nero) e César (Cauã Reymond).
Na versão original de “Vale Tudo”, Odete Roitman (Beatriz Segall) colecionava muitos inimigos, mas a verdadeira assassina não faz nem parte deles no remake. Um dos suspeitos, que a princípio também não se destaca na adaptação, foi justamente Eugênio (Sérgio Mamberti), mordomo da mansão.

Quem matou Odete Roitman na versão original de “Vale Tudo”
O assassino de Odete Roitman, na versão original, foi revelado somente no último capítulo, através de um flashback. Tudo aconteceu depois que Leila (Cássia Kis) chegou de viagem e percebeu que o marido, Marco Aurélio (Reginaldo Faria), tinha um caso com Maria de Fátima (Glória Pires).
A pilantra consegue abrigo na casa deles e se envolve com o empresário que, no remake, é completamente fiel ao casamento. Disposta a se vingar, Leila chega ao apartamento nervosa e atirando, certa de que estaria tirando a vida de Maria de Fátima, mas acaba matando Odete Roitman.
Assista o momento em que a vilã leva o tiro:
Na visão de boa parte do público de “Vale Tudo”, a cena de 1988 foi impecável em gerar emoção, enquanto o remake apostou em um tiro rápido para encerrar o capítulo.
“A Odete aparecendo morta em 88 com muito mais impacto que a cena da Odete Roitman tomando tiro à queima roupa de 2025”, escreveu um internauta no X (antigo Twitter).
Como Odete Roitman morreu em “Vale Tudo”
A forma como Odete Roitman morreu no remake, portanto, foi totalmente diferente do exibido aos telespectadores na versão original, de 1988, ainda que repita o clássico mistério de “quem matou?”.
Em mais uma mudança na trama, Manuela Dias permitiu apenas que o público visse uma arma apontada para Odete Roitman. Na mesma noite, no entanto, vários suspeitos foram visitá-la no hotel que morava.

“Pra que essa barbárie, vamos conversar. Meu bem, ninguém tem coragem de atirar em Odete Roitman”, dispara a vilã que, logo em seguida, leva um tiro e cai em meio ao sangue.
Assista ao vídeo:
A primeira a bater na porta de Odete foi Maria de Fátima, seguida por Celina, Marco Aurélio, bem como César. Posteriormente, a pilantra aparece no bar do hotel, enquanto Celina deixa o local desnorteada e encontra Heleninha jogada no sofá.
Marco Aurélio faz um plano para não parecer suspeito, com a ajuda de Leila (Carolina Dieckmann), e César aparece no apartamento de Olavo (Ricardo Teodoro), assistindo ao noticiário, porém visivelmente nervoso com o que aconteceu.
Motivação do assassino de Odete Roitman
A versão original de “Vale Tudo”, entretanto, promove a morte de Odete Roitman como fruto de um deslize de Leila. A personagem, na época, não cogitava tirar a vida da dona da TCA, que vai até o apartamento do casal para confrontar Marco Aurélio pela postura corrupta e, sobretudo, irredutível.

Leila, em contrapartida, planejava matar Maria de Fátima, amante do marido. Mesmo com tantos inimigos, Odete Roitman não teve sua morte calculada de forma fria e distante, como aconteceu no remake, onde vários dos suspeitos tinham um plano em mente e arma para isso.
Remake de “Vale Tudo” gravou dez finais
Em 1988, os autores conseguiram manter o suspense elevado até o último capítulo – 11 depois da morte de Odete Roitman – revelando o assassino que já tinha sido definido e surpreendendo uma multidão. No remake, Manuela Dias optou por manter mistério até entre o próprio elenco.

A autora responsável pela adaptação revelou que foram gravados dez finais nesse meio tempo – e ninguém sabe ainda qual deles vai ao ar. “A gente gravou com os cinco suspeitos matando e não matando”, entregou, em entrevista ao “Fantástico”.
“Vale Tudo”
- Bastidores, festas e saudades: elenco de “Vale Tudo” se despede da novela
- Manuela Dias gravou 10 finais de “Vale Tudo”: “Nem os atores tem certeza”
- Debora Bloch usa figurino inspirado na Odete Roitman original para cena da morte